Contag apoia reeleição do atual dirigente da Fao

José Graziano da Silva, atual dirigente geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, concorre à reeleição ao cargo. A Contag e a Federações e Sindicatos do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais manifestam total apoio à candidatura.

Alberto Broch na FAO - Arquivo pessoal

Em nota, a Contag afirma que José Graziano “com sua determinação e liderança permitiu estabelecer uma nova gestão centrada no compromisso com a democracia participativa, capaz de aglutinar forças e estabelecer, em suas instâncias, novos princípios e objetivos, com metas e ações que marcaram um novo momento na vida política da FAO”.

Agrônomo e professor, José Graziano tem diversas obras publicadas sobre a questão agrária no Brasil. Durante o governo do ex-presidente Lula atuou como ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome e foi o responsável pela implantação do programa Fome Zero. Desde 2012 é dirigente geral da FAO, foi o primeiro latino-americano a assumir este posto nas Nações Unidas.

Para a Contag, foi durante o mandato de José Graziano que a FAO “passou a reconhecer e valorizar a importância socioeconômica e ambiental da agricultura familiar, camponesa e indígena no combate à erradicação da pobreza e da fome, com a geração de postos de trabalho, renda e, sobretudo, com a produção de alimentos saudáveis para garantir a soberania e a segurança alimentar das nações, especialmente aquelas em via de desenvolvimento”.

O comprometimento de José Graziano em ajudar governos e populações mais necessitados na elaboração e implantação de políticas públicas capazes de promover desenvolvimento rural sustentável e solidário é um dos pontos que a Contag destaca para apoiar a candidatura.

Do Portal Vermelho
Mariana Serafini, com Contag