Ministério debate políticas de proteção a profissionais do sexo

O diretor do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita, recebeu, na tarde dessa segunda-feira (19), um grupo de representantes da recém-formada Articulação Norte e Nordeste de Profissionais do Sexo. Em pauta, a construção de estratégias de trabalho conjunto para 2015.

Aids - Reprodução

Mesquita agradeceu a presença de todos e reiterou o grande valor desses esforços conjuntos, destacando o poder do trabalho de conscientização quando feito por pares: “Ninguém sabe falar tão bem a um grupo específico quanto um membro deste mesmo grupo”, lembrou.

Fábio Mesquita também ressaltou a importância da prevenção combinada, em contraposição à abordagem centrada exclusivamente no uso da camisinha. “Ainda que o uso da camisinha seja importantíssimo, existe um leque de formas de prevenir a Aids – e a pessoa tem o direito de decidir o que quer usar”, disse.

Durante a reunião, foram abordados também temas como a contribuição da Articulação à política nacional de enfrentamento às DST, Aids e hepatites virais para profissionais do sexo; a continuidade das bem-sucedidas iniciativas do projeto Viva Melhor Sabendo; e o apoio ao trabalho de enfrentamento da sífilis e hepatite B entre os profissionais do sexo, entre outros.

O encontro contou com a presença de membros de oito organizações da sociedade civil que participam da Articulação. São organismos do Maranhão; Piauí; Ceará ; Paraíba; Rio Grande do Norte; Amazonas; – todas ligadas à Rede Brasileira de Prostitutas.

Fonte: Blog da Saúde