Médicos cubanos salvam milhares de vidas na Guatemala

Os médicos cubanos já atingiram a marca de 293.693 guatemaltecos atendidos, de novembro de 1998 a dezembro de 2014 e as consultas gratuitas somaram cerca de 37 milhões informou hoje uma fonte oficial do governo.

Médico Cubano - Reprodução

Só no ano passado, o número de guatemaltecos salvos pelos médicos cubanos atingiu a marca de 6.597pessoas, enquanto os casos atendidos foram de 1 milhão 844 mil 476, detalhou a Brigada Médica Cubana em um relatório, ao qual teve acesso a Prensa Latina.

Subiu para 430.904 o número de guatemaltecos operados por doenças diversas desde 1998, incluídos os 27.213 registrados durante 2014.

Além disso, um total de 136.153 pessoas  foram operados da vista na Guatemala graças à Missão Milagre, um dos programas impulsionados pela Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA).

Os dados também incluem os operados devido a mortes oculares desde fevereiro de 2008 até o fechamento de dezembro de 2014, quando o número de operados atingiu os 10.686.

Com a abertura em novembro passado do hospital oftalmológico de Mixco, município do departamento da Guatemala, já são quatro os centros desse tipo atendidos por cubanos neste país centro-americano, onde guatemaltecos com baixo poder aquisitivo recebem atendimento gratuitamente.

Os outros três hospitais estão localizados em Escuintla (centro-sul), Jalapa (sudeste) e Villa Nueva (centro-sul), município do estado da Guatemala, ao qual também pertence a esta capital.

São 468 profissionais de saúde que trabalham atualmente na Guatemala, dos quais 52 pertencem à Operação Milagre e 156 são licenciados em Enfermaria.

Prestam seus serviços em 16 dos 22 estados da Guatemala, distribuídos em 23 brigadas médicas do programa integral de saúde e quatro centros oftalmológicos.

Os primeiros doutores em Medicina, procedentes da ilha caribenha, chegaram à denominada terra do quetzal em novembro de 1998, depois da passagem do devastador furacão Mitch pela América Central.

A Alba, criada no dia 14 de dezembro de 2004 pelos líderes Fidel Castro e Hugo Chávez, é uma organização internacional de âmbito regional que prioriza a luta contra a pobreza e a exclusão social.

Essa aliança está integrada por Venezuela, Cuba, Nicarágua, Equador, Bolívia, Antígua e Barbuda, Dominica, Santa Luzia e São Vicente e as Granadinas.

Fonte: Presnsa Latina