Grécia: Alexis Tsipras, do Syriza, toma posse como primeiro-ministro

Alexis Tsipras tomou posse, nesta segunda-feira (26) como primeiro-ministro da Grécia após a vitória nas eleições legislativas de domingo (25) do seu partido, o Syriza. O novo primeiro-ministro prestou juramento perante o chefe de Estado grego, Karolos Papoulias.

Alexis Tsipras

“Senhor presidente, juro que aplicarei a Constituição e as leis e que trabalharei sempre pelo interesse geral do povo grego”, disse. Tsipras e Papoulias assinaram o decreto de nomeação.

Antes, numa reunião com o presidente, Tsipras disse ter se reunido com o líder dos Gregos Independentes, Panos Kammenos, que lhe assegurou que o partido “dará voto de confiança ao governo. A maioria absoluta requerida existe” disse, acrescentando esperar que essa maioria se amplie “ainda mais” na votação da equipe governamental.

"Gostaria de dizer, simplesmente, que, a partir deste momento, há governo na Grécia", disse Panos Kammenos, líder dos Gregos Independentes,

O Syriza conquistou 36,34% dos votos nas eleições gerais de domingo, ganhando 149 lugares no parlamento, dois a menos que o necessário para a maioria absoluta. Os gregos independentes obtiveram 4,75% dos votos, elegendo 13 deputados.

A aliança, acordada com os Gregos Independentes, partido tido como nacionalista, tem como ponto de convergência a discordância de ambos os grupos as medidas de austeridade influenciadas pela “troika” – União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional – que acusam de ter provocado uma crise humanitária no país.

O provável escolhido para ocupar a pasta de ministro das Finanças no novo governo, o deputado do Syriza Yanis Varufakis descartou que a Grécia vá sair da zona do euro após a vitória nas eleições.

O novo governo grego negociará construtivamente a reestruturação da dívida do país com Bruxelas e os demais representantes da chamada "troika". O "importante agora é se sentar e conversar sobre a melhor maneira de reorganizar o pagamento da dívida grega”, disse.

Com informações da Agência Brasil e do Opera Mundi