Alice: PCdoB pode ser a alternativa para a esquerda em Salvador

A deputada federal Alice Portugal, do PCdoB da Bahia, um dos nomes mais lembrados quando o assunto é a disputa da Prefeitura de Salvador em 2016, defendeu que o PCdoB é uma alternativa da esquerda na cidade com condições para enfrentar o grupo carlista do atual prefeito ACM Neto (DEM). Essa possibilidade se justifica, segundo ela, pelo vínculo histórico que o Partido possui com a capital baiana.

“O PCdoB, ao se reorganizar, ainda no período da ditadura, aqui em Salvador, deu grandes contribuições para pensar a cidade e nós nos sentimos em condições de contribuir, de colaborar, de realizar esse debate”. A parlamentar afirmou que o momento é de debater o modelo carlista de administrar, que sempre teve foco em uma única parcela da população.

Segundo avaliação dela, a gestão feita pelo prefeito ACM Neto é para a elite. “É uma gestão camarotizada, separando os estratos sociais, constituindo sobretaxas sobre a população”. Ao tempo que critica o modelo, Alice também se diz pronta para propor a construção de uma cidade mais democrática, a partir do projeto idealizado pela frente de esquerda da qual faz parte.

“Nós estamos preparados para esse debate e temos condições de contribuir. Se isso vier a se constituir no âmbito da frente que nós fazemos parte, assumiremos com toda a distinção e empenho para fazermos o melhor papel para o Partido e para a cidade”, defendeu a deputada.

Articulações

Alice Portugal adiantou ainda que, logo após do carnaval, inicia as análises e, se houver condições, as articulações já para a disputa de 2016. Ela acredita que o próximo ano será mais favorável do que 2012, quando o PCdoB chegou a lançar a candidatura dela para a prefeitura da cidade, mas acabou retirando, “em função das contingências políticas”.

“Não foi possível, naquele momento, levar adiante, mas agora me parece que há uma opção que está sendo permeada de várias candidaturas no primeiro turno. Acredito que isso pode ser bom para o projeto que nós fazemos parte, de democratização da Bahia, hoje sobre o comando do governador Rui Costa. Então, havendo essa possibilidade de múltiplas candidaturas, seria a hora e a vez de afirmar esse projeto”, finalizou a deputada.

Em fevereiro, Alice assume o 4º mandato na Câmara Federal, pelo PCdoB. Antes de chegar a Brasília, já havia sido duas vezes deputada estadual. Nascida na capital baiana, a deputada sempre conquistou expressivas votações em Salvador.

Do Portal Vermelho,
De Salvador, Erikson Walla