Centrais realizam manifestações simultâneas pelo Brasil nesta quarta

Em defesa do emprego e dos direitos trabalhistas, as centrais sindicais CTB, CUT, CSB, Força Sindical, NCST e UGT realizam nesta quarta-feira (28), o Dia Nacional de Luta, com marchas, paralisações e atos em todo o Brasil.

marcha dos trabalhadores CTB - CTB

A principal reivindicação das centrais é a revogação das medidas que alteram a concessão de benefícios previdenciários e trabalhistas, lançadas por Medida Provisória pelo governo no final de dezembro. Mas os trabalhadores também pedem a mudança no rumo da economia.

“A ênfase numa política econômica conservadora, ditada pelo sistema financeiro, está levando o governo a uma perigosa rota de colisão com os movimentos sociais, que tiveram papel decisivo na reeleição de Dilma. Não podemos abrir mão da luta por mudanças e por medidas que resultem na efetiva redução dos juros, controle do câmbio e fim da política de superavit primário, bem como a taxação das grandes fortunas e das remessas de lucros ao exterior”, afirma o presidente da CTB, Adílson Araújo.

Concentração no Masp

Em São Paulo, a concentração do Dia Nacional de Luta será no vão do Masp, na avenida Paulista, a partir das 10 horas. Em marcha, os trabalhadores passarão pela sede da Petrobrás e pelo Ministério da Fazenda.

Onofre Gonçalves, presidente da CTB São Paulo, revela que as centrais farão a entrega de um documento, tanto na Petrobras quanto no Ministério da Fazenda, com as reivindicações dos trabalhadores, que inclui a revogação das MPs que retiram os direitos. “Queremos a manutenção do diálogo com o governo. Para isto, as medidas devem ser retiradas ou revistas”, salientou.

As manifestações acontecerão simultaneamente em Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Belém (PA), Salvador(BA), Manaus(AM), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ).

Na terça (3), dirigentes das seis centrais voltam a se reunir com os ministros Rossetto, Nelson Barbosa (Planejamento), Carlos Gabas (Previdência Social) e Manoel Dias (Trabalho e Emprego). O encontro será novamente realizado no escritório da Presidência da República em São Paulo.

Confira a agenda pelos estados:

Alagoas
Concentração às 9 horas, em frente à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, no calçadão do comércio, em Maceió

Bahia
Em Salvador, a manifestação será no Centro da cidade, com concentração ás 8 horas, em frente ao Sindicato dos Bancários e caminhada até a Superintendência Regional do Trabalho – SRTE, onde acontece um ato político.

Ceará
Concentração às 8 horas, Na Secretaria Regional do Trabalho e Emprego, na Rua 24 de Maio, 78, centro de Fortaleza.

Distrito Federal
Concentração às 14 horas, em frente ao Ministério da Fazenda, em Brasília.

Goiás
Concentração às 8 horas, na Praça do Bandeirante, centro de Goiânia.

Maranhão
Ato às 8 horas, em Frente à Delegacia Regional do Trabalho, centro de São Luiz.

Mato Grosso
Ato às 9h30, em frente ao INSS, na Avenida Getúlio Vargas, em Cuiabá.
Mato Grosso do Sul

Ato em frente ao Ministério do Trabalho, na Rua 13 de Maio, a partir das 7 horas. Em seguida, os manifestantes seguem para ato em frente à Caixa Econômica Federal, na mesma rua, a partir das 9 horas.

Minas Gerais
Os mineiros realizam um ato na Praça Sete, centro da capital, para dialogar com a população. Durante o ato, que começará às 15 horas, as centrais sindicais distribuirão nota conjunta alertando sobre os ataques aos benefícios como seguro-desemprego, auxílio pensão e abono salarial, entre outros.

Pará
Concentração às 10 horas, na escadinha, no Boulevard Castilho França, em Belém.

Paraíba
Haverá panfletagem na CBTU e na Lagoa Parque Sólon de Lucena, em João Pessoa, durante todo o dia.

Paraná
Concentração às 10 horas, na Praça Santos Andrade, no centro de Curitiba.

Pernambuco
Concentração às 8 horas, em frente à Superintendência Regional do Trabalho (SRT), na Avenida Governador Agamenon Magalhães, no bairro do Espinheiro, em Recife.

Piauí
Panfletagem a partir das 7 horas na Praça João Luis Ferreira, no centro de Teresina.

Rio Grande do Norte
O ato acontecerá no calçadão da Rua João Pessoa com a Princesa Isabel, às 16 horas.

Rio de Janeiro
Concentração às 14 horas, na Central do Brasil, na capital.

Rio Grande do Sul
Haverá vigília em frente da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, localizada na Av. Mauá, nº 1013, centro de Porto Alegre, a partir das 10 horas.

São Paulo
Concentração às 10 horas, no vão do Masp, na avenida Paulista. A manifestação passará pela Petrobrás e pelo Ministério da Fazenda.

Sergipe
Ato às 8 horas, em frente ao INSS, na Avenida Ivo do Prado, em Aracaju.

Fonte: Portal CTB