Dilma Rousseff faz primeira reunião ministerial do segundo mandato 

Nesta terça-feira (27), a presidenta Dilma Rousseff se reúne, às 16 horas, com todos os 39 ministros na Residência Oficial da Granja do Torto. Este será o primeiro encontro da equipe completa do segundo mandato, que ocorre após reuniões bilaterais da presidenta com os seus auxiliares diretos.  

Dilma Rousseff faz primeira reunião ministerial do segundo mandato

 Desde o início do novo mandato, Dilma recebe com frequência ministros no Palácio do Planalto, mas esta será a primeira vez que toda a equipe estará reunida para um encontro de trabalho. Entre os assuntos devem estar as ações e programas do governo para o próximo mandato.

A expectativa é que a presidenta Dilma faça declarações, já que desde o dia primeiro deste mês, quando iniciou o segundo mandato, não participou de eventos públicos no Brasil. Todas as medidas adotadas neste ano foram anunciadas pelos ministros ou por meio de notas oficiais. Na última quinta-feira (22), ela participou da posse do presidente da Bolívia, Evo Morales, em La Paz, mas não deu entrevistas.

As reuniões ministeriais costumam ocorrer no início de cada ano. Nos anos anteriores, seguiu um modelo em que o Ministro da Fazenda faz uma explanação sobre a situação econômica do país e o impacto da economia mundial no Brasil e, em seguida, a Ministra de Desenvolvimento Social apresenta as ações e programas sociais do governo federal.

Em 2011, a primeira reunião ministerial inclui no debate medidas para minimizar os efeitos das fortes chuvas que atingiam a Região Serrana do Rio de Janeiro naquela ocasião. A expectativa é que, este ano, a crise hídrica em São Paulo faça parte da pauta da reunião.

Depois da reunião, Dilma Rousseff viaja para a Costa Rica, onde participa, nos dias 28 e 29, em San José, capital do país, da Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac).

Do Portal Vermelho
De Brasília, Márcia Xavier