Senado deve criar CPI para investigar assassinatos de jovens negros

O Senado deve instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o assassinato de jovens negros no Brasil. O projeto defendido pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA), já conseguiu o apoio de 30 parlamentares e ela apresentará o requerimento de instalação assim que a nova legislatura tiver início, no próximo domingo, dia 1º de fevereiro.

senadora Lídice da Mata

A senadora acredita que com a comissão será possível pensar em políticas públicas para modificar a realidade que afeta os jovens negros. A CPI espera identificar mecanismos para reverter o quadro apresentado em um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que aponta que a cada três jovens assassinados, dois são negros.

“Vou recomeçar o ano reapresentando a CPI da violência contra a juventude negra. Nós, no ano passado, apresentamos, mas por causa das eleições não foi possível viabilizar. Mas nós temos que retomar essa discussão”, afirma a senadora. Caso o requerimento da parlamentar seja aprovado, o Senado terá 180 dias para apresentar relatório sobre o tema.

O levantamento do Ipea também mostra que a chance de um adolescente negro ser morto, no Brasil, é 3,7 vezes maior, do que a de um adolescente branco. O estudo aponta um aumento de 30% no número de assassinatos de negros no Brasil entre 2001 e 2011.

Com informações da Agência Senado