Bahia é o segundo estado mais violento para jovens

 A Bahia é o segundo estado brasileiro com maior concentração de assassinatos entre jovens de 12 a 19 anos. O dado foi apontado pela 5ª edição do Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), divulgado nesta quarta-feira (28/01), em coletiva de imprensa no Rio de Janeiro.
Segundo a pesquisa, três estados do Nordeste lideram o ranking. 

O IHA do Alagoas é de 8,82 assassinatos para cada mil adolescentes, seguido por Bahia (8,59) e Ceará (7,74). Os números são relativos a 2012.

Entre as capitais, a lista é liderada por Fortaleza, com 9,92, seguida por Maceió (9,37), Salvador (8,32) e João Pessoa (6,49). Em suas conclusões, o estudo aponta um crescimento no número de homicídios de adolescentes de 12 a 18 anos de idade no Brasil.

Os dados da pesquisa indicam também que o município de Itabuna, sul da Bahia, lidera em número de homicídios nesta faixa etária entre as cidades brasileiras com mais de 200 mil habitantes.

O levantamento foi preparado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Observatório de Favelas e Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LAV-UERJ).

Após a apresentação da pesquisa, a ministra Ideli Salvatti anunciou a criação de um grupo de trabalho interministerial que será responsável por elaborar o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Letal de Crianças e Adolescentes. O objetivo, segundo a ministra, é definir estratégias e políticas públicas para reduzir a incidência de homicídios entre a população jovem do Brasil.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com agências