Deputados estaduais são empossados na segunda-feira (02) 

Na próxima segunda-feira (02/02), acontece a posse dos parlamentares que integrarão a nova Legislatura da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A solenidade tem início às 10h, com o juramento previsto na Constituição Estadual e a declaração de posse. Os trabalhos prosseguirão com a realização da eleição dos integrantes da Mesa Diretora, nove titulares e cinco suplentes.

Antes disso, no dia 1º, acontece a primeira sessão preparatória, às 14h30, que tem caráter formal e constará da chamada dos parlamentares para a entrega dos diplomas – por coligação e de acordo com a classificação obtida nas urnas. Nessa legislatura, o PCdoB será representado pelos deputados Zó, Bobô e Fabrício Falcão.

Nesta sessão não serão feitos pronunciamentos, mas marca o início da 18ª legislatura e o fim do mandato dos atuais deputados. As iniciativas seguem orientações da Constituição da Bahia, que prevê a realização de duas sessões preparatórias para os deputados eleitos.

Já na terça-feira (03/02), às 10h, acontece uma sessão solene, quando os trabalhos serão reabertos com a presença do governador Rui Costa. O chefe do Executivo fará a leitura da sua primeira mensagem anual ao parlamento, com a apresentação dos objetivos a serem conquistados no ano em curso, estabelecendo estratégias de ação para a máquina governamental.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro