Desenvolvimento da Rota da Seda, uma prioridade da China em 2015

O desenvolvimento da Rota da Seda do Século XXI, um cinturão econômico que enlaçará vários países asiáticos figura entre as prioridades da China em 2015, sendo considerada hoje por analistas locais um fator vital para uma maior cooperação regional.

Bandeira da China

O tema é abordado em um artigo da agência estatal Xinhua, que destaca o apoio que esta iniciativa recebeu por parte dos parlamentos em todas as regiões deste país.

A Rota Econômica da Seda e a Rota Marítima da Seda são iniciativas apresentadas pelo presidente chinês Xi Jinping aos presidentes de vários países durante seu giro internacional em 2013.

A recriação da milenar via comercial, que ligou a Ásia com Europa a partir da Dinastia Han (206 antes de nossa era até 220 da atual) tem a intenção de estender desde a área costeira chinesa, na faixa oriental, através da Ásia Central e do Oriente Médio até chegar à Europa.

A rota da seda marítima iria desde o sul da China até o Sudeste Asiático.

A entrada em funcionamento deste importante cinturão econômico demandará mais estradas, ferrovias e conexões aéreas, pelo qual numerosas regiões da China integrarão seus recursos, políticas e mercados para ligarem-se ao mundo, comenta a agência noticiosa.

Sobre o assunto, detalha que 20 províncias e regiões desta nação prepararam seus projetos sobre a base das iniciativas terrestre e marítima da Rota da Seda.

Durante uma visita em novembro passado à Mongolia, Xi convidou esse país vizinho a incorporar-se a este caminho de desenvolvimento da China, que vem acompanhado de mudanças internas como mais abertura e reformas.

Segundo a Xinhua, esta iniciativa pode integrar mais a China e permitir que outras zonas desfrutem dos benefícios de sua política de abertura, ainda que sublinhem que seu maior desafio é fortalecer um desenvolvimento nacional e regional e conseguir uma aproximação mais pragmática de sua política exterior.

Os especialistas destacam que ao longo deste cinturão figuram numerosos países em vias de desenvolvimento que contam com uma população combinada de 4,4 bilhões de habitantes e uma produção econômica anual a mais de 2 trilhões de dólares.

Fonte: Prensa Latina