Deputados eleitos são empossados na Assembleia Legislativa

Os dois deputados comunistas, Augusta Brito e Carlos Felipe, participaram da solenidade de posse.

A Assembleia Legislativa do Ceará, durante solenidade realizada na manhã do último domingo (01/02), empossou para a 29ª Legislatura (2015-2018) os 46 deputados eleitos no pleito de 2014. A sessão preparatória de posse aconteceu no Plenário 13 de Maio e, conforme estabelece o Regimento Interno, foi conduzida pelo deputado Zezinho Albuquerque (Pros), presidente do Poder na legislatura anterior.

A solenidade foi prestigiada pelo governador do Estado, Camilo Santana; pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; pelo presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho (Pros); além de secretários de Estado, vereadores, familiares de deputados, entre outras autoridades.

Representante do PCdoB na Assembleia, a deputada Augusta Brito falou da expectativa com o novo mandato: "É uma grande responsabilidade que a gente assume hoje, com esse mandato. A expectativa é grande e espero fazer um bom trabalho aqui no Legislativo, fiscalizando, ajudando e contribuindo para que o Ceará avance cada vez mais".

Os deputados firmaram o compromisso de guardar as constituições da República e do Estado e desempenhar, com lealdade, dedicação e honestidade, o mandato que lhes foi confiado pelo povo cearense, bem como promover o bem geral e a felicidade pública. Em seguida, foi convocada uma segunda sessão preparatória, onde foi eleita a nova Mesa Diretora. A cerimônia foi encerrada com a execução do hino do Ceará pela banda do Corpo de Bombeiros do Ceará.

Mesa Diretora no biênio 2015/2016

O deputado Zezinho Albuquerque (Pros) foi reconduzido à presidência da Assembleia Legislativa do Ceará, assumindo o comando da Casa por mais dois anos. Também foram aclamados membros da Mesa Diretora o deputado Tin Gomes (PHS), na vice-presidência e Danniel Oliveira (PMDB), na 2ª vice-presidência. Sérgio Aguiar (Pros) será o 1º secretário; Manoel Duca (Pros), o 2º secretário; João Jaime (DEM), o 3º secretário; e Joaquim Noronha (PP), o 4ª secretário. As vagas de suplentes ficaram com os deputados Ely Aguiar (PSDC), Aderlânia Noronha (SD) e Roberto Monteiro (Pros).

De Fortaleza,
Mariana Cunha