Deputados federais e estaduais do PCdoB são empossados

Os deputados estaduais do PCdoB, eleitos em outubro, tomaram posse para a 18ª legislatura, durante uma cerimônia que aconteceu nesta segunda-feira (2/2), no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA), em Salvador. Na ocasião, também foi eleita a nova Mesa Diretora da Casa.

A nova bancada do PCdoB será composta por Fabrício Falcão, que foi reeleito, Raimundo Tavares “Bobô” e Crisóstomo Lima “Zó”. Na cerimônia de posse, que lotou não só o plenário, mas as todas as dependências da Assembleia, estiveram presentes os familiares, amigos e correligionários dos deputados.

Na Câmara Federal, a posse dos parlamentares do PCdoB-Bahia para a 55ª legislatura aconteceu no domingo (1º). Os parlamentares comunistas da Bahia empossados, por enquanto, foram Alice Portugal e Daniel Almeida. A posse de Davidson Magalhães, que é suplente e será o terceiro nome do Partido baiano no Congresso, deverá acontecer nesta terça-feira (3).

Para a presidência da Assembleia Legislativa, foi escolhido o deputado Marcelo Nilo (PDT), que concorreu em chapa única, depois de muita confusão durante o processo de escolha. O adversário de Nilo seria Rosemberg Pinto (PT), que acabou retirando a candidatura, em protesto contra a aceitação da candidatura do opositor.

Apesar de aliados, Nilo e o PT romperam na eleição da Mesa Diretora da Casa. As queixas do Partido dos Trabalhadores contra o deputado do PDT são relacionadas ao número de vezes que ele esteve à frente da Presidência da Assembleia. Esse é o quinto mandato de Marcelo Nilo como presidente.

O PCdoB votou a favor de Nilo e vai ocupar a 3ª secretaria na Mesa Diretora, através de Fabrício Falcão. O deputado comunista defendeu a candidatura de Nilo dizendo que não há ilegalidade nem imoralidade no quinto mandato. Ele também criticou a ameaça feita por Rosemberg Pinto de levar o caso à Justiça.

“Judicializar a questão é pedir a interferência de um outro Poder [Judiciário] aqui dentro [Legislativo]. Isso é inaceitável, é uma aberração”, discursou Fabrício, no momento em que defendeu a chapa integrada por ele.

De Salvador,
Erikson Walla