Justiça investiga Moody’s por fraude contra créditos hipotecários

As autoridades americanas investigam a agência internacional de classificação de risco Moody’s por supostamente superestimar produtos financeiros apoiados por hipotecas “subprime” no começo da crise financeira. A informação é do jornal Wall Street Journal.

Moody’s

Se esta investigação for confirmada, a Moody’s se tornaria a segunda agência de classificação de risco na mira do Departamento de Justiça, após a Standard & Poor’s (S&P). Um acordo entre o Departamento de Justiça e a S&P, que inclui multa de US$ 1,73 bilhão para encerrar a ação é iminente, segundo fontes ligadas ao caso.

O jornal afirma que a investigação da Moody’s está em etapa preliminar. As reuniões entre dirigentes da agência classificadora e os encarregados da justiça foram celebradas nos últimos meses. Nem a Moody’s, nem o Departamento de Justiça confirmaram a informação.

As autoridades americanas criticam a Moody’s pela avaliação deficiente de títulos da dívida, emitidos entre 2004 e 2007, inclusive empréstimos habitacionais que fizeram desmoronar o sistema financeiro entre 2008-2009.

Segundo a publicação, a agência abriu mão da objetividade para não perder clientes.Os especuladores se apoiam nas notas das agências de classificação para avaliar a qualidade de um produto financeiro e os riscos de insolvência ao credor para vender ou investir em um ativo.

Petrobras

A Moody's é uma das agências que rebaixou as notas de classificação de risco da Petrobras por conta das investigações da Operação Lava Jato. O rebaixamento sistemático por parte da agência é uma das causas da baixa das ações da Petrobras.

Da redação, com informações da AFP