Petrobras recebe maior prêmio mundial da indústria de petróleo e gás 

Em meio a ataques sórdidos e interesses escusos, em uma das piores campanhas movidas contra a estatal – a Petrobras recebeu nesta terça-feira (3) um comunicado de que foi vencedora, pela terceira vez, do prêmio OTC Distinguished AchievementAward for Companies, Organizations, and Institutions – em reconhecimento ao conjunto de tecnologias desenvolvidas para a produção da camada pré-sal.

O recente recorde de produção de óleo na camada Pré-Sal, de 713 mil barris diários de petróleo, obtido em 21/12/2014, demonstra a robustez das tecnologias aplicadas.

As conquistas da Petrobras

Secundo o blog Fatos e Dados da estatal, esse prêmio é o maior reconhecimento que uma empresa de petróleo pode receber na qualidade de operadora offshore. Ela já o recebeu em 1992, “por conquistas técnicas notáveis relacionadas ao desenvolvimento de sistemas de produção em águas profundas relativas ao campo de Marlim” e pela segunda vez, em 2001, “por avanços nas tecnologias e na economicidade de projetos de águas profundas, no desenvolvimento do campo de Roncador.”

Na carta em que comunicou à estatal brasileira esta premiação pela terceira vez, o presidente da Offshore Technology Conference (OTC), Edward G. Stokes, destaca: “Este prêmio é um reconhecimento das conquistas notáveis, significativas e únicas alcançadas pela Petrobras, e das grandes contribuições para a nossa indústria (óleo e gás offshore). O comitê de seleção (da OTC) ficou extremamente impressionado com esta nomeação. As conquistas que a Petrobras fez na perfuração e produção desses reservatórios desafiadores são de classe mundial. A indústria aprendeu muito a partir das informações compartilhadas pela Petrobras sobre o Pré-Sal nos artigos e sessões apresentados na OTC. Nós todos nos beneficiamos do seu sucesso.”

A Petrobras vai receber o prêmio em maio próximo, em Houston (EUA).

Confira os principais feitos tecnológicos do Pré-sal

Com informações da Petrobras