#LeidaMídiaDemocrática: Rádio Vermelho apoia a luta contra monopólio

Com o objetivo de reforçar a luta pela democratização dos meios de comunicação e fazer valer o que está previsto na Constituição Federal, os movimentos sociais concocam todos e todas para reforçar a coleta de assinaturas para o Projeto de Iniciativa Popular para uma Lei da Mídia Democrática (Plip). Na última quinta-feira (5), o o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) lançou plataforma online para coletar assinaturas para Plip.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho

Rádio Vermelho apoia a luta pela democratização da comunicação

O sistema possibilita que o usuário da rede vote de qualquer lugar a qualquer hora.

Para entender o que significa essa luta, a Rádio Vermelho ouviu o pesquisador e professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Laurindo Leal Filho, e o editor do Portal Vermelho e secretário Nacional de Comunicação do PCdoB, José Reinaldo Carvalho.


Ouça também:

Democratizar a mídia é batalha estratégica em 2015, avisa Luciana
Altamiro Borges: Sociedade e governo devem se unir pela reforma da mídia

Para os intelectuais, a luta pela democratização dos meios de comunicação é a luta pelo aprofundamento da democracia. Além disso, eles defendem que esta luta é uma questão estratégica para o desenvolvimento nacional.

Conheça a proposta

Lançado no primeiro semestre de 2013, por dezenas de entidades da sociedade civil e do movimento social, a Plip precisa da adesão de 1% do eleitorado nacional para ser protocolizado na Câmara dos Deputados e poder seguir o trâmite normal até virar lei.

O projeto regulamenta os Arts. 5, 21, 220, 221, 222 e 223 da Constituição Federal. Entre os principais dispositivos estão a criação do Conselho Nacional de Comunicação e do Fundo Nacional de Comunicação Pública, veto à propriedade de emissoras de rádio e TV por políticos, proibição do aluguel de espaços da grade de programação e a definição de regras para impedir a formação de monopólio e a propriedade cruzada dos meios de comunicação, entre outros pontos.