No DF, a maior ação da luta por moradia do país

Na madrugada de 6 para 7 de fevereiro, 2.600 famílias vinculadas ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST)ocuparam, seis terrenos no Distrito Federal, na maior ação da história da luta pela moradia no Brasil. Foram ocupados, simultaneamente, terrenos em Brazlândia, Ceilândia, Planaltina, Recanto das Emas, Samambaia e Taguatinga. Hoje, terça-feira, será realizada reunião de negociação entre o MTST e o GDF.

No DF, a maior ação da luta por moradia do país

“É a maior demonstração de organização dos movimentos de luta pela Reforma Urbana. Queremos destinação imediata das áreas ocupadas para moradia popular”, afirmou Edson Silva, da Coordenação Nacional do MTST.

Os ocupantes reivindicam a liberação de um terreno para que o movimento possa construir moradias para todas as famílias envolvidas, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida – Entidades.
Já no primeiro dia de mobilização, o MTST se reuniu com o Governo do Distrito Federal (GDF) para apresentar as reivindicações.

Hoje, 10, uma nova reunião deve ser feita. "Esta é uma mesa de negociação totalmente compartilhada; não há dois lados em conflito, mas um grupo que quer chegar ao consenso", disse o subsecretário de Movimentos Sociais e Participação Popular da Secretaria de Relações Institucionais e Sociais, Acilino Ribeiro.

A polícia acompanha todas as ocupações. Em Brazlândia e no Recanto das Emas, a Polícia Militar chegou a ameaçar a reintegração de posse, mas não tinha mandato judicial para operação.
Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT),Goiânia (GO ) e Brasília (DF) foram as metrópoles que mais cresceram no país entre 1970 e 2000.
Em 2012, havia no DF um déficit habitacional de 120 mil unidades, o maior déficit habitacional proporcional entre as dez maiores regiões metropolitanas do país. O déficit habitacional é histórico na capital do país.
Em 1969, com apenas nove anos de fundação, Brasília já tinha 79 128 habitantes em favelas, para uma população de 500 mil habitantes em todo o Distrito Federal. Foi criado um grupo de trabalho que, mais tarde, se transformou em Comissão de Erradicação de Favelas e, em seguida, realizada a Campanha de Erradicação de Invasôes (CEI). Essa campanha destinou lotes, ao norte de Taguatinga, para transferir os moradores de invasões.
Assim surgiu, em 1971, a cidade de Ceilândia (a partir da sigla, CEI).
Agora, o MTST reivindica uma política habitacional definitiva para atender as famílias que realizam as ocupações, com a destinação dos terrenos para a moradia popular, assim como serviços públicos de qualidade nas regiões para beneficiar o conjunto da comunidade.

De Brasília
Carlos Pompe