Vanessa aposta em diálogo para definir regras sobre benefícios 

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) se disse confiante na possibilidade de diálogo para modificar as Medidas Provisórias (MPs) 664 e 665, que tratam, respectivamente, de regras de pensão por morte e auxílio-doença e normas de concessão dos benefícios do seguro-desemprego. 

Vanessa aposta em diálogo para definir regras sobre benefícios - Agência Senado

Em discurso no Plenário, nesta quarta-feira (11), ela rechaçou qualquer tentativa de partidos de oposição de transformar a tramitação das matérias em uma oportunidade de palanque contra o governo federal.

“Tenho convicção de que teremos a capacidade de não deixar que a crítica pela crítica tome conta do debate. Devemos buscar a crítica para que as mudanças sejam operadas. O governo precisa promover ajustes, mas os trabalhadores não podem pagar a conta por uma crise que não foi por eles elaborada”, disse.

Vanessa se disse contrária à ampliação do tempo de carência para nova solicitação de seguro-desemprego, que passaria dos atuais seis meses para 18 meses, conforme previsto na MP 665. Ela defende a construção de outro mecanismo capaz de coibir fraudes no benefício.

Conforme relatou, fraudes acontecem principalmente em pequenas e médias empresas, sendo mais difícil em grandes empresas. A senadora explicou que o trabalhador pede para ser demitido, mas continua trabalhando, sem a formalização do contrato de trabalho, e requer o seguro-desemprego.

“Ele recebe o salário e, a mais, o seguro-desemprego. O patrão paga salário, mas não paga encargos sociais, e o empregado recebe o salário mais o benefício. É aí que a fraude se dá e não é pequena “, disse, após concordar com a necessidade de adoção de medida para acabar com o problema.

Fonte: Agência Senado