Camilo Santana contesta Tasso Jereissati e anuncia ações contra a seca

 O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), distribuiu nota à imprensa contestando as cobranças do senador tucano Tasso Jereissati para que o governo estadual tome medidas para enfrentar a seca na região dos Sertões de Crateús. Segundo o governador, em breve será inaugurada uma adutora capaz de atender as necessidades de abastecimento de água na região.

 Em nota distrbuída à imprensa nesta sexta feira, dia 13, o govenador Camilo Santana anunciou a inauguração de uma adutora para atender aos munícipos de Varjota, Nova Russas e Crateús. O governador afirma que hoje se encontra na regiao para supervisionar a obra, que será inaugurada em breve. Nesta quinta feira o senador tucano Tasso Jereissati, que governou o Ceará por 12 anos (1987/1990 e 1995/2002) foi à tribuna do Senado Federal cobrar "uma atitude urgente do Governo do Estado e do Governo Federal, com ações concretas em benefícios de toda a região”. A nota informa ainda que "o Ceará tem uma infraestrutura hídrica já implantada e em implantação capaz de conferir ao Estado as condições necessárias para enfrentar o quarto ano com chuvas abaixo da média, sem prejuízo do atendimento das populações atingidas".

Leia abaixo a  íntegra na nota governamental:

Sobre nota acerca de medidas do Governo para combater os efeitos da seca, publicada no seu blog na manhã desta sexta-feira (13/2), cumpre esclarecer que o governador Camilo Santana visita hoje, conforme divulgado ontem na agenda, adutora para atender aos municípios de Varjota, Nova Russas e Crateús, a ser inaugurada nos próximos dias. O equipamento está localizado no âmbito da Bacia Hidrográfica do Acaraú/Sertão de Crateús, transportando água do Açude Araras para uma população total de 98.400 habitantes.

A extensão da adutora é de 155,66 km, com quatro estações elevatórias e vazão de 205 litros por segundo, o equivalente a 738 metros cúbicos por hora. Para Nova Russas, a vazão é de 75 litros por segundo (270 metros cúbicos/hora), enquanto que para Crateús são 130 litros por segundo (468 metros cúbicos/hora). A potência instalada é de 2.325 CV. A obra recebeu investimento da ordem de R$ 82,48 milhões.

É importante informar, ainda, que o Ceará tem uma infraestrutura hídrica já implantada e em implantação capaz de conferir ao Estado as condições necessárias para enfrentar o quarto ano com chuvas abaixo da média, sem prejuízo do atendimento das populações atingidas. Obras como o Eixão das Águas, o Açude Castanhão e o primeiro trecho do Cinturão das Águas são resultado de um planejamento que vem de longo prazo e tem sido intensificado nos últimos oito anos. Essas obras estruturantes ganham o reforço de medidas emergenciais como as adutoras, perfuração de poços e carros-pipas.

O Governo do Ceará tem como objetivo minimizar os efeitos de um longo período com chuvas escassas e irregulares. E trabalha incessantemente para alcançá-lo.

Camilo Santana
Governador do Ceará

Da redação local.