Dilma e ministro alemão discutem comércio entre Mercosul e UE

Em encontro da presidenta Dilma Rousseff com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, nesta sexta-feira (13), no Palácio do Planalto, foi discutida a preparação das Consultas Intergovernamentais de Alto Nível entre os dois governos, arranjo que será inaugurado em agosto com a presença da chanceler Angela Merkel em Brasília.

Dilma e ministro alemão Steinmeier - Roberto Stuckert Filho

Em entrevista coletiva após a reunião, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, explicou que “as consultas intergovernamentais são um mecanismo de discussão abrangente e amplo sob a liderança da presidenta Dilma e da chanceler Merkel, e com a participação de ministros dos dois gabinetes, responsáveis pelos principais temas bilaterais”.

Além das consultas, outros temas bilaterais discutidos foram livre comércio entre Mercosul e União Europeia, reforma do Conselho de Segurança da ONU, governança na internet, direito à privacidade na era digital, investimentos e cooperação nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e educação.

Interesse no Brasil

Vieira ressaltou que, desde 2012, a Alemanha é o principal parceiro do Brasil na Europa, e o quarto no mundo. Hoje, são 1,6 mil empresas alemãs no País. “Precisamos continuar e ampliar os fluxos de comércio e investimentos para o bem da nossa economia”, disse o ministro.

Steinmeier destacou que os dois países possuem interesses econômicos. A demonstração disso é que sua delegação foi acompanhado de vários empresários interessados em informações de investimentos no Brasil. “A mensagem que queremos emitir com a visita é que continuamos a ser parceiros confiáveis em questões de economia e investimentos. As crises que acontecem nesse momento na Europa e na América do Sul nos aproximam nas relações externas”, disse o ministro alemão.

Intercâmbio de jovens

Após a reunião com a presidenta Dilma, o ministro Steinmeier assinou, juntamente com o ministro Mauro Vieira, o Memorando de Entendimento entre o governo do Brasil e da Alemanha sobre um Programa de Férias-Trabalho.

O memorando manifesta a intenção de possibilitar aos jovens de ambos os países viajar à Alemanha ou ao Brasil por um período mais longo e exercer uma atividade remunerada temporária para fins de complementação dos recursos financeiros da viagem ou da formação.

Para o ministro alemão, o memorando é um grande progresso. “Poderemos possibilitar o acesso ao trabalho àqueles que, por razão profissional ou acadêmica, querem conhecer e visitar durante algum tempo o outro pais. Esse memorando que assinamos essa manhã dará essa oportunidade a curto e médio prazo”, afirmou.

7 a 1

Mostrando bom humor, o ministro alemão fez questão de lembrar o resultado do confronto entre os dois países durante a Copa do Mundo. “Apesar do confronto desportivo, vejo com alegria que ele não lançou problemas sobre relações bilaterais”, disse Steinmeier, mas ressaltou que “se olharmos para os confrontos anteriores, vemos que o Brasil ainda tem larga vantagem sobre a Alemanha”.

Leia também
Ministro alemão do Exterior visita Brasil, Peru e Colômbia

Da redação do Portal Vermelho, com informações da Agência Brasil