Vanessa destaca samba enredo da Mangueira em defesa das mulheres 

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) subiu à tribuna nesta sexta-feira (13) para saudar a decisão da escola da samba Estação Primeira de Mangueira de levar para o desfile de carnaval do Rio de Janeiro um tema em defesa dos direitos das mulheres e da luta pela igualdade de gênero. 

Carnaval carioca terá “mulher brasileira em primeiro lugar”

O tema do desfile da escola este ano será “Empoderar mulheres, empoderar a humanidade, imagine!” e seu samba enredo “Agora chegou a vez, vou cantar: mulher de Mangueira, mulher brasileira em primeiro lugar”. A iniciativa integra movimento da Organização das Nações Unidas (ONU) contra a violência de gênero.

A senadora explicou que, com esse desfile, a Mangueira entra na campanha promovida pela ONU em 2015, para resgatar os compromissos de combate à discriminação de gênero, assumidos pelas nações 20 anos atrás, na 4ª Conferência Mundial sobre as Mulheres, em 1995, em Pequim.

“A alegria do carnaval pode e está sendo uma forma criativa e descontraída de sensibilizar a sociedade e mostrar ao mundo a importância de se reforçar a cada dia o empoderamento da metade feminina da população. Parabéns à mangueira, parabéns à ONU”, saudou.

Reconduzida para mais dois anos à frente da Procuradoria Especial da Mulher no Senado, Vanessa Grazziotin informou que a prioridade deste ano da bancada feminina na Casa, formada por 13 senadoras, será a reforma política.

“Uma reforma política que tem que ser inclusiva para o gênero feminino, um passaporte para mudar a realidade extremamente perversa da representação da mulher no Parlamento brasileiro. Um parlamento que se mantém há décadas com apenas 10% de representação feminina não pode ser considerado democrático, assim como a nossa democracia não pode ser considerada forte”, disse.

Fonte: Agência Senado