Mais um ataque do Clarín tupiniquim – Globo – ao governo Dilma

É tão caricata a partidarização da mídia brasileira que, por vezes, eu tenho preguiça de falar sobre ela.

Por Maria Frô, no Portal Fórum

Mais um ataque do Clarín tupiniquim – Globo – ao governo Dilma

A Globo tão colaboracionista da Ditadura Militar como foi o Clarín argentino, tem medo, muito medo de ter o mesmo destino que o golpista Clarín caso o Brasil, finalmente, faça valer a Constituição em seus artigos sobre o direito à comunicação.

Então, todos os dias, diuturnamente a tática da Globo um monopólio do jornalismo-negócio-golpista ataca empresas públicas, como a Petrobras mentindo, omitindo ou manipulando descaradamente, inclusive em novelas juvenis. Mas seu esporte predileto é mentir, criar factoides.

Tempos atrás todos eles acusaram o Palácio do Planalto de mudar o verbete “Míriam Leitão” na Wikipedia, como se o governo não tivesse o que fazer e gastasse o tempo dos funcionários públicos com a manipulação de verbetes como a Globo faz com sua grade de programas. O caso Miriam Leitão foi motivo inclusive de posts humorísticos, tal era o absurdo da ‘notícia’.

Não sei se todos os leitores sabem, mas há redes abertas nas dependências do Palácio do Planalto. Este ano eu a usei para postar a informação de que faríamos entrevista ao vivo com o Miguel Rossetto. Se eu não tivesse mais nada para fazer na vida e resolvesse mudar o verbete de algum figurão global, o Palácio do Planalto seria punido?

É de uma estupidez tão grande o jornalismo tragicômico num país de tantos problemas considerar que mudanças em verbetes de uma enciclopédia colaborativa seja notícia, que não há como não bocejar (e lamentar diante do patamar que rasteja o jornalismo partidarizado e marqueteiro da extrema-direita neste país).

Hoje, talvez por falta de criatividade na manipulação, pois é preciso ser muito criativo pra manipular, omitir e mentir todos os dias em toda a grade, em todos os seus canais, sites e impressos, o Globo resolveu reeditar uma mentira: mudança em verbete da wikipedia.

O domínio não é do governo, como o Globo atribuiu sem o menor constrangimento e mesmo a mentira sendo desmentida pelo governo, a Globo mais uma vez resolveu mentir e dizer que o governo não respondeu a seus questionamentos (como se a fala do governo fosse considerada pelo grupo Globo e seu jornalismo ficcional).

Eis a nota da Secretaria da Presidência da República desmascarando o Clarín tupiniquim, com grifos nossos. Divulguem-na. Não permita que as mentiras da Globo prevaleçam sobre os fatos:

Em resposta à matéria Wikipédia: computador do Planalto muda verbete sobre muçulmanos, publicada na edição deste sábado, 14, no Jornal O Globo, a Secretaria-Geral da Presidência da República esclarece:

– O jornal publicou uma informação falsa. O IP que alterou o artigo “Muçulmanos” na Wikipédia não é da Presidência.

– Se o jornal quisesse publicar a verdade, deveria, no mínimo, ter feito uma busca no portal Registro.br no qual teria confirmado que o IP não é mesmo da Presidência.

– Também não é verdade que a Presidência não se pronunciou até o fechamento da edição. A troca de emails entre o jornal, a Secretaria de Imprensa da Presidência e a assessoria da Secretaria Geral começou às 20h22 com o pedido do repórter e terminou às 00h14 com a informação final de que o IP não era mesmo da Presidência.

*Maria Frô é blogueira.