Movimentos discutem instalação da Comissão da Democracia Mães de Maio

Na próxima sexta-feira (20) será realizada uma reunião aberta para discutir a instalação da Comissão da Verdade da Democracia "Mães de Maio", que pretende debater os crimes cometidos pelo Estado brasileiro no período democrático (pós 1988). O encontro, que acontecerá a partir das 15 horas na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), reunirá movimentos sociais, parlamentares e membros de instituições governamentais de nível federal, estadual e municipal.

Mães de Maio_randômica

Atendendo à reivindicação histórica dos familiares, em especial do movimento Mães de Maio, a Comissão da Verdade da Democracia "Mães de Maio" será criada pelo deputado estadual Adriano Diogo (SP), já contando com o auxílio técnico de dois consultores da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, com os apoios do deputado estadual Marcelo Freixo (RJ), da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Recentemente, o país avançou nas políticas vinculadas à justiça de transição do período ditatorial, ao criar, por exemplo, uma série de Comissões da Verdade e outras iniciativas reparatórias. No entanto, os crimes cometidos todos os dias por agentes vinculados às políticas de segurança pública seguem sem esclarecimento, assim como os familiares das vítimas raramente recebem algum tipo de atenção reparatória.

A Comissão da Verdade da Democracia é uma antiga reivindicação de movimentos de familiares de vítimas de violência policial, junto a outras organizações e militantes de direitos humanos. Trata-se de um mecanismo fundamental para a efetivação dos direitos à memória, à verdade, à justiça e à reparação, eixos fundamentais para a construção de uma sociedade democrática.

Dar voz a estes familiares, por meio da implementação da Comissão da Verdade da Democracia "Mães de Maio", significa um importante passo no reconhecimento do Estado pelos crimes por ele mesmo perpetrados, assim como a restauração da dignidade das vidas que foram violentamente ceifadas. Reconhecer o a violência sistemática contra a população negra, pobre e periférica, cometida pelo Estado brasileiro, é condição fundamental para que este trágico cenário seja superado.

 Fonte: Ascom Comissão da Verdade da Democracia – Mães de Maio