Primeiro voo do KC-390 foi uma experiência marcante, diz piloto

No início do mês, o cargueiro militar KC-390 fez seu voo inaugural decolando da pista da fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP). O escolhido para pilotar a maior e mais moderna aeronave fabricada no Brasil foi o comandante Mozart Louzada, tem mais de 40 anos de experiência em aviação, pilotando aeronaves civis e militares.

Primeiro voo do KC-390 foi uma experiência marcante

Piloto de caça e de provas formado pela Força Aérea Brasileira, Louzada possui mais de 4.000 horas de voo e atualmente ocupa as funções de gerente de Operações em Ensaios em Voo e piloto-chefe de Provas de Testes da Embraer.

Após o voo, o piloto falou sobre a experiência de pilotar uma aeronave desse porte.

“A vida da gente, aqui na Embraer, tem algumas experiências marcantes, como o primeiro voo de uma aeronave. O de hoje é triplamente marcante. Uma porque é o primeiro voo de um novo produto da Embraer; a segunda é porque é o primeiro voo de um produto feito aqui em Gavião Peixoto; e a terceira é porque é o maior avião que a Embraer já fez até agora, em termos de tamanho e complexidade”, destaca.

Com 35,20 metros de comprimento e capacidade para transportar até 23 toneladas de carga, o KC-390 é o maior avião já desenvolvido no Brasil. Mais de 50 empresas brasileiras participam do projeto, que conta ainda com a colaboração da Argentina, de Portugal e da República Tcheca. A aeronave tem potencial de exportação para cerca de 70 países.

Fonte: Blog do Planalto