Lei anticorrupção de Haddad: "investigaremos doa a quem doer"

O controlador-geral de São Paulo, Roberto Porto, que compõe a equipe de governo de Fernando Haddad (PT), defende a aplicação de duras penas a empresas corruptas: “Não adianta nada punir os funcionários públicos corruptos se as empresas continuam a tentar corromper”, disse.

Fernando Haddad

No momento em que executivos das maiores empreiteiras do Brasil estão presos pela operação Lava Jato, ele defende a nova lei anticorrupção, regulamentada pelo prefeito Fernando Haddad (PT) em maio de 2014, que permite a extinção jurídica de uma companhia: “No município de São Paulo estamos prontos para colocar em prática, e eu tenho muita vontade de fazê-lo. Há uma grande expectativa com relação a isso”.

Segundo ele, Independentemente de quem seja o envolvido, construtoras ou empreiteiras, o prefeito Haddad deu carta branca para ir para cima de quem quer que seja”.

Porto ainda descata que a lei não pode ser aplicada retroativamente para punir os envolvidos no caso da máfia dos fiscais do ISS, desmantelada em 2013 pela CGM. Porém, promete atenção especial às empresas envolvidas no caso e diz que tem carta branca para “ir para cima” de grandes empresas.

“Um dos pilares do combate à corrupção é o acompanhamento do corruptor ativo, que atualmente está muito tranquilo com suas práticas. Independentemente de quem seja o envolvido, construtoras ou empreiteiras, o prefeito Haddad deu carta branca para ir para cima de quem quer que seja”, salientou.

Máfia do ISS

Porto diz que dará atenção especial às empresas envolvidas na Máfia do ISS, que desviou mais de R$ 500 milhões dos cofres públicos: “Um dos pilares do combate à corrupção é o acompanhamento do corruptor ativo, que atualmente está muito tranquilo com suas práticas.

Prefeitura

O Controlador-geral de SP informou que, atualmente, 62 servidores da Prefeitura são alvo de sindicâncias, sendo 42 por enriquecimento ilícito.

“A maioria destes casos são servidores isolados, não máfias propriamente ditas, nada como o caso dos fiscais do ISS”, afirma. “Alguns são funcionários com cargo de chefia. Esperamos em breve encaminhar os pedidos de demissão destas pessoas”.

Da Redação do Portal Vermelho
Com informações do El Pais