Cuba pede ações concretas para o desarmamento nuclear

O chanceler cubano, Bruno Rodríguez, comentou, nesta terça-feira (3), a necessidade de se implementar medidas concretas para atingir um "mundo livre de armas nucleares".

Chanceler cubano, Bruno Rodríguez

Segundo ele, “é indispensável uma nova ordem mundial baseada na paz, na solidariedade humana e na justiça social”, disse na Conferência sobre o Desarmamento realizada em Genebra, na Suiça.

“As milionárias despesas com armas devem ser usadas para promover a paz, o desenvolvimento econômico e social e uma vida digna para todos os seres humanos”, destacou Rodriguez.

“Portanto, o desmantelamento nuclear não pode ser um objetivo continuamente adiado. Nós condenamos o papel das armas nucleares nas doutrinas, políticas e estratégias de segurança e também a ameaça de seu uso. Também reivindicamos o respeito pelo direito inalienável ao uso pacífico da energia nuclear”, acrescentou.

Para ele, já é o tempo de se adotar um programa abrangente e equilibrado de trabalho que leve em conta as prioridades reais em relação ao desarmamento.

A Conferência “tem a importante responsabilidade de agir à altura das expectativas legítimas da comunidade internacional e contribuir decisivamente para a paz e para a segurança e a sobrevivência da espécie humana, ameaçada por enormes arsenais nucleares e por mudanças climáticas”.

O cubano ressaltou ainda a necessidade de se assumir o compromisso, por todos os membros da Conferência, de contribuição para o sucesso do encontro Desarmamento Nuclear de Alto Nível das Nações Unidas, que ocorrerá em 2018", disse.

“Em um marco histórico”, lembrou Rodriguez, “na Segunda Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e do Caribe (Celac), realizada em Havana, em janeiro de 2014, a região foi formalmente proclamado como Zona de Paz. Essa proclamação enfatizou o forte empenho dos membros da Celac no desarmamento nuclear”, acrescentou.

Fonte: Prensa Latina