Aldo reafirma compromisso pela valorização política da ciência

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, reforçou a necessidade de valorização da agenda política e institucional da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no país, durante a abertura do Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que acontece nesta terça-feira (3).

Ministro Aldo Rebelo

No evento, que aconteceu no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), em Brasília, Aldo afirmou: "O meu papel aqui é o de oferecer todo o esforço que estiver ao meu alcance para valorizar, junto ao governo federal e ao Congresso Nacional, a agenda de CT&I que precisa de valorização política e institucional", afirmou. "Junto com vocês, temos de lutar para que os recursos destinados ao sistema [de ciência, tecnologia e inovação] sejam compatíveis com as nossas necessidades e os nossos desafios", disse.

Nesse sentido, o presidente do CNPq, Hernan Chaimovich, empossado em 24 de fevereiro, reiterou que as parcerias entre o órgão, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e as FAPs, podem contribuir para que a CT&I, "de fato se integre às políticas de Estado". "Eu faço um apelo, como presidente do CNPq, para que vocês colaborem com o Brasil, mobilizando a comunidade científica para mostrar presença política", acrescentou.

Conquista

Aldo ressaltou como uma conquista para a sociedade a promulgação da Emenda Constitucional (EC) 85, na última quinta-feira (26). Segundo ele, a nova redação da Constituição amplia os horizontes e os compromissos do Estado brasileiro com a ciência, a tecnologia e a inovação. "Precisamos prover energias para uma batalha política e ter uma participação maior no Congresso", reforçou.

Ele lembrou lembrou, ainda, que cabe às instituições que atuam no sistema de CT&I "preparar o momento para a retomada de desenvolvimento". "Os ajustes econômicos não são programas nem políticas de governo. Eles são contingências circunstanciais. Você é obrigado a fazer ajustes para recuperar o equilíbrio como uma das condições de recuperar a capacidade de crescer", afirmou.

Confap

O Confap é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo promover a articulação dos interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa. Criado oficialmente em 2006, a entidade agrega fundações de 24 estados mais o Distrito Federal. O ministro participou do fórum, a convite do presidente do conselho, Sergio Gargioni.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação