Manobras de Coreia do Sul e EUA aumentam tensão na Península Coreana

Cinco barcos de guerra dos Estados Unidos chegaram, nesta quinta-feira (5), nos mares sul-coreanos para participar das manobras militares conjuntas que ocorrem neste país asiático, o que aumenta as tensões na Península Coreana.

Comando Ásia-Pacífico dos Estados Unidos - US Army

Segundo uma nota do Comando de Forças Combinadas da Coreia do Sul e dos Estados Unidos (CFC, por suas siglas em inglês), os navios de Washington efetuarão, junto à Marinha de Seul, exercícios para praticar fogo naval, movimento de navios e apoio logístico.

Diante desta mobilização bélica, a República Popular Democrática de Coreia (RPDC) denunciou nesta semana que os exercícios militares conjuntos que ocorrem nos arredores desse território, agravam a situação na Península Coreana.

“As manobras sul-coreanas e norte-americanas Key Resolve e Foal Eagle, que tentam atropelar a RPDC pela via militar, levam esta área geográfica à beira da guerra”, advertiu o Comitê para a Reunificação Pacífica da Pátria.

De acordo com o próprio CFC, os novos navios mobilizados são três destróieres navais; um encouraçado de três mil toneladas e um navio de resgate com capacidade similar.

Três dos barcos de guerra chegaram ao porto de Pyeongtaek, na costa oeste, enquanto os outros dois ancoraram em Donghae, na costa leste e Jinhae, na costa sul, respectivamente, detalhou, por sua vez, a agência noticiosa Yonhap.

No exercício Foal Eagle, que ocorre até o dia 24 deste mês, tomam parte cerca de 24 mil soldados sul-coreanos e 3.700 estadunidenses.

O Key Resolve, que aglutina mais de oito mil militares estadunidenses e 10 mil sul-coreanos, se estenderá até o dia 13 deste mês.

Fonte: Prensa Latina