Rússia rechaça resolução dos EUA aprovada na ONU contra a Síria

Rússia rechaçou a aprovação de resolução pelo Conselho de Segurança da ONU que condena, sem provas, o uso de gás cloro como arma na Síria. A resolução foi apresentada pelos EUA nesta sexta-feira (6).

Conselho de Segurança da ONU - ONU

O embaixador da Rússia na ONU, Vitaly Churkin, afirmou que seu país “não admitirá, de modo categórico, as tentativas de aplicação das medidas no âmbito do capítulo 7 do estatuto da ONU sem provas concretas”.

Segundo Churkin, a responsabilidade de determinar as violações da resolução aprovada é de exclusiva competência da OPAQ. Ele rebateu os comentários da diplomata norte-americana na ONU, Samantha Power.

“A embaixadora Power reverteu de modo completo todo o problema para o governo da República Árabe Síria, a começar pela resolução 2118”, disse ele. Churkin lembrou que o objetivo da resolução 2118 não era “provar nada, nem obrigar o governo da Síria a algo”. Segundo ele, a Rússia, em diversas vezes durante as consultas do Conselho de Segurança, apresentou argumentos de que “o governo sírio não só não fez aquilo, como não tinha condições técnicas para uso de sarin em 21 de agosto (de 2013).

“Nos apresentamos esses detalhes técnicos, enquanto os nossos colegas ficaram sorrindo e falando a mesma coisa: mentira, sabemos que a culpa de tudo é do governo de Assad. Será que é aceitável trabalhar nesses termos no Conselho de Segurança?”, disse o líder russo.

O representante da Síria na ONU, Bashar Jaafari, destacou que lamentou que a resolução não acusa o governo sírio, mas lamentou que, apesar disso, o documento foi usado para uma interpretação dada ao documento por alguns países membros do Conselho de Segurança foi de tentar incriminar o país.

Fonte: Sputnik Brasil