A elite quer voltar

Não percebem que tirando Dilma, assume o vice do PMDB, atolados até o pescoço nas mesmas falcatruas. Será que trocando o mal lavado pelo sujo, mudaria alguma coisa?

Seria correto condenar toda uma família, se um ou dois filhos cometessem um crime?

Seria, se todos estivessem acobertando os criminosos, mas se os demais estivessem apoiando a punição severa aos criminosos, seria uma injustiça querer punir toda a família.

Cito este exemplo micro para tentar explicar o macro.

No Brasil quem sempre esteve no poder foram as elites, com exceção de um curto período em que assumiu João Goulart, imediatamente deposto através de um golpe militar orquestrado pelos Estados Unidos com apoio maciço da elite brasileira. Todos sabemos do resultado dos 21 anos de ditadura.

Em 2002 assumiu Lula, um operário oriundo da classe trabalhadora. Pela 1ª vez os setores populares venceu a elite pelo voto. O que ocorreu de lá para cá? 40 milhões de brasileiros ascenderam à classe média, 22 milhões saíram da miséria extrema, o acesso às universidades mais que dobrou, milhões de barracos foram trocados pela Minha Casa Minha Vida, o desemprego caiu aos 5%, melhoria salarial, enfim o povo melhorou de vida. Mas não foram apenas os pobres beneficiados. A Classe Media viaja para Paris, Roma, Estados Unidos,etc. Até a elite foi beneficiada porque com o aumento do poder de compra do povo ela vende muito mais automóveis,eletro domésticos, apartamentos, etc.

Mas parte dessa família formada pelos setores populares, viciados nos processos escusos do passado, ao chegar ao poder cometeram os mesmos erros da elite de antes combatera.

Chafurdaram na lama da corrupção, através do Mensalão, Petrolão, etc. A maioria dos brasileiros corretamente condena esses malfeitores.

Sim devem ser severamente punidos, condenados e presos.
Só que tem um porém. Toda a família deverá ser banida por causa de uma banda podre?

A elite com apoio total da rede Globo, revista Veja, da mídia em geral (que sempre os apoiou) conseguiu cooptar e colocar sob seu comando vastos setores da Classe Média e até de Setores Populares. Querem o Impeachment da Dilma, custe o que custar. Claro, não admitem ficar fora do poder.

Sem maior esclarecimento político a Classe Média e setores dos trabalhadores, que nunca ganharam nada nos governos das elites, servem de massa de manobra, e no fundo trabalham contra si próprio.

Não percebem que tirando Dilma, assume o vice do PMDB, atolados até o pescoço nas mesmas falcatruas. Será que trocando o mal lavado pelo sujo, mudaria alguma coisa?

Para a elite mudaria sim, ela retornaria ao poder para fazer o que sempre fizeram, massacrar o povo e se empanturrar nos recursos públicos, e como sempre, com os olhos vendados, ouvidos moucos e a boca fechada da rede Globo, revista Veja e da mídia em geral.

Equivocadamente muitos, ditos de "esquerda", outros com vergonha das falcatruas cometidas por parcelas do governo que apoiou, defendem a volta da elite ao poder , ou se acovardam, sem coragem de defender a manutenção dos setores populares no poder duramente conquistado.

Mas existem os que , apesar de todas as adversidades do momento se erguem e dizem: Punam severamente os responsáveis pelo Mensalão, Petrolão e outros se houverem.

Abaixo sim a manobra das elites que querem a volta ao poder. Todo apoio aos setores populares para que possamos vencer esta crise, continuar avançando e melhorando a vida do povo, consolidando a democracia e o desenvolvimento do Brasil.

Aluisio Arruda – Jornalista, Arquiteto e Urbanista, ex-presidente estadual do PCdoB-MT