Eliana Gomes: 8 de março, símbolo da luta feminina

Por *Eliana Gomes

O momento vivido em nosso País é de intenso debate e aprofundamento da democracia recente. Estamos compreendendo cada vez mais a importância do desenvolvimento das políticas públicas e buscando participar dos espaços para conquistar mais direitos.

O caminho trilhado até aqui foi realizado com muita luta. Várias de nossas mulheres foram/são exemplos de que somente com união e luta é possível superar os obstáculos e vencer os desafios que são colocados cotidianamente para nós. O dia 8 de março é o símbolo da luta feminina contra todas as formas de violência, opressão e arbitrariedades cometidas contra as mulheres.

Na pauta deste dia também consta a luta pelo fortalecimento da nossa nação, afinal pela primeira vez na história temos uma presidenta reeleita e com um histórico de bravura em defesa do Brasil. Porém os setores da elite e midiáticos que defendem o retrocesso e estão inconformados com a vitória popular de 2014, criam factoides e tentam a todo custo golpear o País e a democracia.

Esses são os mesmos setores conservadores que, por muito tempo, não permitiram que as mulheres avançassem. São os mesmos que exerceram por muito tempo poder na Câmara e no Senado para que as pautas femininas fossem colocadas em segundo plano ou engavetadas. São os setores que remam contra o desenvolvimento do Brasil e do rumo exitoso das políticas públicas que mudou a vida do povo brasileiro para melhor, sobretudo das mulheres.

Que neste 8 de março possamos fazer reflexões profundas em qualquer lugar, no trabalho, casa, universidade, sindicatos, locais de atuação, afinal, somente desta forma, ocupando os espaços com diálogo qualificado sobre a sociedade que queremos é possível defender o Brasil dos ataques elitistas e ao mesmo tempo fortalecer a nossa luta por autonomia e poder para nós, mulheres, e assim construir um País digno, justo e soberano.

*Eliana Gomes é Secretária de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor)

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.