Luciana inaugura Espaço Mulheres de Tejucupapo

Com a casa lotada, a Deputada Federal Luciana Santos inaugurou, nesta sexta-feira o Espaço Mulheres de Tejucupapo. O local, cujo nome foi escolhido em homenagem à luta das mulheres ao longo da história, recebeu a comemoração ao Dia Internacional da Mulher organizada pelo mandato e pretende ser um espaço permanente para congregar ações sociais e manifestações culturais de Pernambuco.

 O filme Tejucupapo, um filme sobre mulheres guerreiras, de Marcílio Brandão foi exibido no início das atividades. Com roteiro de Amaro Filho, Cláudio Bezerra e Marcílio Brandão o documentário conta a luta das mulheres de Tejucupapo, que no século 17 enfrentaram os soldados holandeses, impedindo a conquista de suas terras e hoje batalham pela sobrevivência nos manguezais.

Fixado na Ladeira de São Francisco, na cidade alta olindense, o espaço foi inaugurado com uma série de atividades, iniciando com sarau de poesia e uma apresentação de bolero com Nina Sousa, bailarina cadeirante. Em seguida, Luciana e a produtora teatral Paula de Renor iniciaram a roda de diálogo sobre ‘Mulheres na Produção Cultural’. Para finalizar, Hilda Torres fez uma intervenção teatral com a temática contra a violência de gênero.

“Queremos que este espaço seja ocupado pelos movimentos culturais e sociais de Pernambuco. Vamos promover atividades, mas também estamos abertos para que sugiram formas de utilizar este ambiente. A ideia é ouvir as demandas de todos”, explicou a Deputada Luciana. Na plateia, a consagrada atriz pernambucana Geninha da Rosa Borges junto com dezenas de lideranças do movimento cultural e popular prestigiaram a atividade.


Texto: Manuella Bezerra de Melo
Edição: Ana Cristina Santos
Fotos: Jan Ribeiro