"O Brasil tem dois turnos, não tem um terceiro”, afirma Mercadante

Em coletiva de imprensa, o ministro da Casa Civil, Aloízio Mercadante, rebateu o golpismo da mídia e da oposição e afirmou que “a primeira regra do sistema democrático é reconhecer o resultado das urnas".

Aloizio Mercadantes ministro da Casa Civil - Agência Brasil

"No Brasil, só tem dois turnos, não tem terceiro. Na eleição, acaba quando alguém vence, e nós vencemos", enfatizou Mercadante.

O ministro ressaltou que as ações chamadas pela imprensa de “panelaço” ocorreram em regiões e bairros isolados. "Vimos hoje pela imprensa a manifestação em algumas cidade onde perdemos as eleições, em bairros onde tivemos uma derrota eleitoral significativa", salientou.

Mercadante destacou que a preocupação do governo é com ambiente ainda radicalizado resultante das eleições. Para ele, neste ambiente não há como dialogar e construir soluções para superar dificuldades conjunturais. "Reconhecemos plenamente o direito de manifestação, mas preocupa que acho que foi uma eleição bastante polarizada, que teve momentos de radicalização, e nós precisamos construir uma cultura de tolerância, diálogo, respeito. É isso que ajuda a construir uma agenda de convergência", pontuou.

Ele destacou que o governo tem feito a sua parte levando e 80% do ajuste que dependem do governo estão sendo feitos. “Os outros 20% dependem do Congresso”, destacou o ministro. Mercadante se diz confiante na aprovação das medidas no parlamento. “O Congresso sempre quer negociar. Isso é próprio do parlamento. Eu mesmo já estive lá, mas acredito que fará o seu papel e não faltará agora”, enfatizou.

“Nós esgotamos os instrumentos que nós utilizamos, porque o ano passado nós tivemos que desonerar fortemente os impostos, foi estendida a quase todos os setores da economia e isso trouxe uma perda de receita da ordem de R$ 25 bilhões. Não temos um orçamento e estamos buscando austeridade fiscal para ajudar a reequilibrar as finanças públicas, manter a estabilidade e com isso mais rapidamente poder voltar a crescer, voltar a investir, voltar a ter boas parcerias público-privadas”, declarou.

Segundo Mercadante,o governo vai manter o grau de investimento do país. “Não é para ter a confiança do mercado apenas. É para não precisar da confiança do mercado como tivemos tempos atrás. Se a gente faz a lição de casa, mantém as contas públicas organizadas, teremos essa confiança necessária para traçar os investimentos", pontuou.

Sobre a abertura de inquéritos pelo Supremo Tribunal Federal contra parlamentares citados na Lava Jato, Mercadante acredita que não irá paralisar os trabalhos no Congresso porque ainda é uma fase de investigações. “Eles [os políticos] não foram julgados e nem condenados. Há indícios que serão investigados. Não houve defesa ainda, eles não foram ouvidos em relação a essas manifestações. O que temos é basicamente é o início do processo de investigação", disse.

Do Portal Vermelho, com informações de agências