Presidente chinês pede maior esforço para erradicar a pobreza

O presidente chinês, Xi Jinping, pediu no domingo (8) um maior esforço na erradicação da pobreza e no desenvolvimento nas áreas de minorias étnicas, de modo a implementar a restruturação econômica.

Xi Jinping - Reuters

Ao se reunir com os legisladores da Região Autônoma de Zhuang de Guangxi, no Sudoeste da China, durante a sessão anual da Assembleia Popular Nacional (APN), Xi disse que medidas de efeito devem ser adotadas para ajudar o povo local a lutar contra a miséria enquanto o trabalho para aliviar a pobreza tem que ser feito de forma pragmática.

Segundo Xi, Guangxi deve dar ênfase na restruturação econômica e na abertura econômica com vitalidade, bem como a expansão e aprofundamento das cooperações com a Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean, na sigla em inglês).

Xi jinping acrescentou que o papel da lei deve ser reforçado de forma a criar um ambiente justo e ordenado para a economia e o desenvolvimento, enquanto o direito legítimo da população nas áreas de minorias étnicas deve ser protegido no quadro da lei.

O governo chinês almeja reduzir em mais de 10 milhões a população pobre neste ano, de acordo com o relatório sobre o trabalho do governo proferido pelo primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, na sessão inaugural da APN, na quinta-feira (5).

Cerca de 52 milhões de chineses pobres, que viviam abaixo da linha da pobreza, saíram desta situação nos últimos quatro anos, segundo dados oficiais divulgados pelo governo chinês.

Fonte: Diário do Povo