Bahia amanheceu lutando

Milhares de pessoas estiveram reunidas na manhã desta sexta-feira (13), em frente à sede da Petrobras, em Salvador, no Dia Nacional de Lutas, movimento organizado pelas centrais sindicais e partidos em defesa da estatal, dos direitos trabalhistas, da democracia e da reforma política. Mais de 5 mil pessoas participaram do ato, que contou com a presença do ex-presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli. 

Com exclusividade para o Portal Vermelho, Gabrielli afirmou que “a manifestação é muito importante para tentar desmontar uma conspiração que está sendo feita para transformar atos corruptos e individuais num sistema para inviabilizar a Petrobras, que é o modelo de apropriação dos recursos do pré-sal para o povo brasileiro.” Segundo ele, a estatal tem papel fundamental na expansão do conteúdo nacional, no emprego e renda, e no desenvolvimento para distribuição de recursos para a educação e a saúde.

O presidente do PCdoB Bahia, o deputado Daniel Almeida, declarou que a militância consciente e organizada foi às ruas por não concordar com o que a mídia golpista e a elite brasileira tentam fazer com a Petrobras. “Estamos aqui hoje para defender a estatal, uma referência em tecnologia para nosso país. Não vamos aceitar retrocessos e nem golpes contra a democracia e os direitos do povo”.

Alice Portugal, deputada federal pelo PCdoB, acredita que “os trabalhadores trouxeram suas bandeiras e reivindicações, mas ao mesmo tempo defendem a democracia e o patrimônio nacional. O povo rechaça qualquer tipo de devaneio golpista de alguns setores da sociedade.”

Para ela, os problemas que derivem da crise econômica e as deficiências do governo precisam ser encarados e solucionados, mas o golpe é inaceitável. “Ninguém queremos outra ditadura no Brasil”, finaliza.

Para o presidente da CTB Bahia, Aurino Pedreira, um dos principais motivos do ato é fortalecer o respeito à democracia e a soberania brasileira. “Estamos aqui, também, em defesa dos direitos dos trabalhadores. Existe uma pauta no congresso que vai de encontro aos direitos conquistados nos últimos anos e precisamos reverter isso. Vamos nos organizar cada vez mais. Esse é só o primeiro ato. A luta será grande.”

O deputado federal Davidson Magalhães, eleito presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras, afirmou que “o PCdoB defende que o lugar de corrupto é na cadeia. Mas o combate a corrupção não tem nada a ver com a destruição da Petrobras e a paralisação do país.” Segundo o parlamentar, a Petrobras precisa ser preservada por ser fundamental para o desenvolvimento do povo, além de representar 15% dos investimentos nacionais e 10% do PIB brasileiro.

O evento contou com a participação das centrais sindicais, partidos, movimentos sociais, parlamentares, sindicatos, do Movimento Sem Terra e de estudantes. Estiveram presentes, ainda, os vereadores de Salvador pelo PCdoB, Everaldo Augusto e Aladilce Souza, dirigentes do partido e militantes.