PEC do Diploma volta à pauta da Câmara Federal nesta semana

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206/2012 prossegue na pauta da Câmara dos Deputados para a semana de 17 a 19 de março. A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) convocou a categoria, seus sindicatos e apoiadores da Campanha em Defesa do Diploma a redobrarem esforços pela aprovação da matéria.

Entre as matérias sujeitas a disposições especiais, a PEC 206 está na ordem do dia para as três próximas sessões do plenário da Câmara. E figura como 17º ponto da pauta.

A PEC esteve na pauta da Câmara na semana passada, mas sessão ordinária do dia 11 de março foi suspensa para que o Congresso Nacional apreciasse vetos presidenciais. Retomada na última quinta-feira (12), a matéria também não foi a voto, em função de outros itens entrarem em discussão.

Trâmite da matéria

Já aprovada em dois turnos no Senado, após a aprovação também em dois turnos na Câmara, a PEC 206 irá para promulgação. Como o tema da reinstituição do diploma como requisito para o exercício da profissão de jornalista já tramita há cerca de 5 anos na Câmara, muitos parlamentares consideram que já há acúmulo de debate para a matéria ir à votação.

Dirigentes da FENAJ e a coordenação da campanha em defesa do diploma preparam um esquema especial de acompanhamento das atividades da Câmara dos Deputados para as próximas sessões. Os Sindicatos de Jornalistas foram orientados a manter contato com os parlamentares de seus estados e regiões para aferirem seus posicionamentos e pedirem que apoiem a imediata votação da PEC.

A orientação é de que a categoria e outras entidades apoiadoras da campanha engrossem o movimento de sensibilização dos deputados com envio de mensagens contatos telefônicos e defesa do diploma nas redes sociais.

Fonte: Sindjorce