Secretaria da Mulher do PCdoB lamenta morte de Therezinha Zerbini

A secretaria da Mulher do PCdoB lamenta a morte de Therezinha Zerbini, pioneira na luta feminina pela Anistia no Brasil. A advogada faleceu neste sábado (14), aos 87 anos.

Therezinha Zerbini - Reprodução

De acordo com Liège Rocha, secretária nacional da Mulher do PCdoB, que atuou junto à Therezinha no movimento feminino pela Anistia, ela sempre lutou pela democracia e foi uma importante figura política do país.

Liège destaca o papel fundamental de Therezinha ao fundar o Movimento Feminino pela Anistia em 1975. “Ela foi quem teve a iniciativa, participou das manifestações, é uma figura emblemática da luta contra o regime miliar”, disse.

Therezinha lutou pelo retorno de exilados políticos e pela redemocratização. Durante a ditadura militar ainda atuou na captação de recursos para ajudar a manter os militantes que precisaram viver na clandestinidade.

Durante o emblemático congresso da UNE em Ibiúna em 1968, Therezinha foi presa e passou seis meses no cárcere, neste período conviveu com Dilma Rousseff. A presidenta emitiu uma nota de pesar pela morte da companheira de luta.

O marido de Therezinha, o general Euryale de Jesus Zerbini, tinha um posicionamento contrário ao golpe militar e foi cassado devido à sua visão política.

Leia mais: 
Dilma manifesta pesar pela morte de pioneira na luta pela Anistia

Do Portal Vermelho