Pesquisa: 61% dos brasileiros são contra a privatização da Petrobras

Grande bandeira da direita e dos neoliberiais, a privatização da Petrobras definitivamente não conta com o apoio do povo.  

A defesa da privatização da estatal esteve presente nas manifestações da direita no dia 15.

Entretanto, mesmo um instituto de pesquisa ligado ao Grupo Folha (dono do site UOL e do jornal Folha de S. Paulo), conhecido por ser um abnegado propagandista da entrega do patrimônio público, reconhece, em pesquisa divulgada neste domingo (22) que a maioria dos entrevistados, 61%, é contra a privatização da empresa. As reservas quanto à isenção e aos métodos do Datafolha (tipo de pergunta que induz a uma resposta determinada, etc.) permitem, no entanto, supor que este percentual é bem maior.

Os números do Datafolha

A pesquisa Datafolha diz que 61% dos brasileiros são contra a desestatização da Petrobras. Por outro lado, 24% são favoráveis, 5% se dizem indiferentes e 10% não souberam responder. Entre os que se dizem simpatizantes do PT, 67% são contrários à privatização. Já entre os que se identificam com o PSDB, a maioria também é contra, 56%, e 35% são favoráveis. O levantamento foi feito em âmbito nacional, com 2.842 eleitores.

Da redação