Netanyahu consegue maioria para formar novo gabinete    

O premiê israelense, Benjamin Netanyahu, assegurou, nesta quarta-feira (23), a capacidade de formar o próximo gabinete israelense com apoio de 67 dos 120 deputados que compõem a Knesset, o parlamento unicameral do país.
 

 

Benjamin Netanyahu primeiro ministro israel - EFE

O governo estará integrado por políticos de seis formações, todas de ultradireita conforme informe emitido depois da entrevista de Netanyahu com o presidente Reuven Rivlin.

A luz verde presidencial abre um período de negociações durante o qual os partidos que apoiam o premiê apresentarão as demandas dos ministérios e dos cargos que desejam ocupar, em correspondência com suas plataformas.

É evidente que os agrupamentos partidários demandarão carta aberta, tendência que anuncia mais complicações à questão palestina e ao próprio Israel, que pode ser levado à Corte Penal Internacional por acusações de crimes de guerra.

O capítulo das negociações com as autoridades palestinas está fechado após a promessa de Netanyahu, em sua desesperada busca de votos, de que não haverá estado palestino independente enquanto esteja na chefia do gabinete.

Netanyahu ganhou de maneira surpreendente as eleições legislativas após aparecer atrás da coalizão União Sionista.

Fonte: Prensa Latina