Em Foz do Iguaçu, defesa da democracia marca festa de 93 anos do PCdoB

Os comunistas de Foz do Iguaçu celebraram na noite desta quarta-feira (25) o aniversário de 93 anos do PCdoB em um ato marcado pela defesa da democracia e da liberdade, valores que marcam a trajetória de lutas da sigla.

Por Jaqueline Castro*, de Foz do Iguaçu, especial para o Vermelho

Nilton Bobato - Reprodução

Novos e experientes filiados ocuparam as fileiras da Câmara Municipal de Vereadores não só para festejar o aniversário do partido mais antigo do país, mas para fortalecer a luta em defesa da democracia e da soberania brasileira, que novamente sofrem grave ameaça orquestradas pela elite nacional em conluio com interesses externos estrategicamente ligados ao pré-sal através da campanha golpista contra a Petrobrás.

Foi com esta tônica que o vice-presidente do PCdoB de Foz do Iguaçu, Pablo Braga Machado, abriu a cerimônia de aniversário, em um discurso que rememorou a história de lutas do partido em defesa da democracia, da liberdade e socialismo, pinçando os momentos mais marcantes, a exemplo da resistência partido contra a ditadura militar, que lhe rendeu a clandestinidade por mais de 60 anos e a campanha do “Petróleo é Nosso”.

Após a abertura, militantes da juventude, da área sindical, cultura, saúde, educação e movimentos sociais, que atuam destacadamente na cidade, utilizaram a palavra para dedicar uma homenagem especial ao partido que abriga as várias vozes ativas espalhadas pelo país.


A cerimônica foi realizada na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu 


O vereador Nilton Bobato enfatizou que o PCdoB representa importante patrimônio de memória que deve ser reverenciado em um período marcado pelo esquecimento. “Em momentos de crise, em que há uma profunda desmemorização no país, o PCdoB representa um importante patrimônio histórico e de memória, com um projeto ideológico que perpassa o tempo; isso nos torna principal vanguarda das mudanças”.

Na atual conjuntura marcada pela demonização da política e das crises institucionais, Bobato exclamou que “nós temos que conduzir as reformas estruturantes, como a política, tributária, midiática, para superarmos os estigmas persistentes que representam a continuidade dos atrasos na política brasileira e da elite golpista”.

A cerimônia contou com a presença de autoridades locais, além de ativistas de movimentos sociais, universitários da Unila e membros da sociedade civil organizada.

Novos camaradas

O ato também recebeu a presença de novos filiados, como o engenheiro civil, Gilson Branco Garcia, diretor do Senge – Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná – que se somou ao partido recentemente. Também esteve presente o Presidente do PCdoB de Medianeira, Nilson França.

*Jaqueline Castro é jornalista, militante do PCdoB em Foz do Iguaçu