Salvador: Sessão especial marca aniversário do PCdoB

O partido mais antigo do Brasil, o PCdoB, completou 93 anos na quarta-feira (25) e foi homenageado com uma sessão especial no Centro de Cultura da Câmara de Vereadores de Salvador, na noite da última quinta-feira (26). No local, militantes das mais diversas áreas estiveram reunidos para reafirmarem o compromisso com os direcionamentos do Partido e com a democracia alcançada há 30 anos no país.

Bahia - Reprodução

Responsável pela presidência da sessão, a vereadora Aladilce Souza falou da alegria em ver o auditório repleto de pessoas que comungam dos mesmos ideais. Segundo ela, o PCdoB completou 93 anos, mas se mantém jovem e na vanguarda brasileira, sempre com ideais progressistas e socialistas.

Presente no ato, a deputada federal Alice Portugal lembrou que “são 93 desde sua fundação e 30 anos em que estamos na legalidade. Esse partido foi construído por homens e mulheres, pela classe operária, pelos jovens. É fundamental fazermos uma varredura na história do PCdoB, ainda mais nesse momento em que os golpistas tentam destruir o que conseguimos desde a redemocratização do Brasil”.

30 anos na Câmara

Segundo o presidente do PCdoB na Bahia, deputado federal Daniel Almeida, o partido está presente na Câmara de Salvador desde 1985, quando foi legalizado. O parlamentar afirmou que, desde a organização do PCdoB até os dias atuais, os comunistas nunca se furtaram em defender os interesses da nação e dos brasileiros.

Prova disso, “é a nossa participação na campanha O Petróleo é nosso, lutamos contra o golpe militar, fomos os combatentes da Guerrilha do Araguaia, defendemos a Anistia geral para todos”.

Presidente do PCdoB em Salvador, Olívia Santana falou que, além de comemorar o aniversário do partido, o encontro é um momento para os comunistas pensarem os rumos para o Brasil.

“Precisamos de uma atitude unificada para garantir o que o povo escolheu nas urnas. O Comitê Municipal deliberou duas diretrizes: vamos defender o mandato da presidente Dilma e apresentar o PCdoB como alternativa para a eleição para prefeito em 2016, com a candidatura de Alice”, afirmou.

Partido representativo

Para o deputado federal Davidson Magalhães, o PCdoB é o partido mais representativo do país. “Vejo nesse auditório o mosaico que forma e estrutura o PCdoB. São mulheres, jovens, sindicalistas, movimentos sociais. Somo o partido resultante do processo de modernização do Brasil”.

Marianna Dias, presidente da União dos Estudantes da Bahia (UEB), falou da responsabilidade em representar a juventude do partido que, segundo ela, “é a força motriz, é a energia que ajuda a manter vivo os ideais daqueles jovens, que se uniram na década de 30, para fundar o PCdoB”. A vice-presidente da CTB Bahia, Rosa de Souza, elogiou o desempenho do PCdoB nos últimos anos e a contribuição dada na luta dos trabalhadores.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro