Projeto facilita acesso de estudantes à cultura maranhense

O projeto O Boi Vai à Escola facilitará o acesso de estudantes do ensino fundamental à cultura do Maranhão. A iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Fundação Municipal de Cultura de São Luís (Func), vai acontecer até o segundo semestre de 2015.

Projeto facilita acesso de estudantes à cultura maranhense - Reprodução

O projeto, que envolverá os grupos de Boi de Costa de Mão Bumba-meu-boi Unidos da Vila Conceição e Bumba-meu-boi Sociedade de Cururupu, é parte das ações de salvaguarda do Bumba-meu-boi do Maranhão com a valorização do sotaque Costa de Mão.

O objetivo é sensibilizar professores e alunos para a valorização da cultura afro-brasileira local, estimulando a integração escola-comunidade por intermédio do Bumba-meu-boi de Costa de Mão, utilizando métodos pedagógicos, como contação de estórias, rodas de leitura, projeção de vídeos, palestras e oficinas.

A ideia, ainda em caráter experimental, atenderá aos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, na Unidade de Ensino Básico Honório Odorico Ferreira, em Tajipuru, na zona rural, e deve ser expandida até alcançar todos os estudantes das outras unidades de ensino de São Luís. O projeto inclui atividades para os estudantes e formações continuadas para os professores, com palestras, vídeos e oficinas.

Cronograma

A primeira etapa do projeto será desenvolvida no período de março a agosto. A partir de abril, serão realizadas oficinas com a equipe pedagógica e em maio as oficinas e exibição de vídeos para os alunos. Na fase do planejamento, serão realizadas reuniões com a equipe pedagógica da Escola para definição das atividades.

Os meses de julho e agosto serão reservados para a elaboração do calendário e do planejamento para as atividades da 2ª etapa do projeto a ser realizada em 2016. Nessa fase, será produzido o documento com o planejamento da segunda etapa.

O Boi vai à Escola

O projeto contribui para a aplicação da Lei nº 10.639/03, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio. Inicialmente, será envolvido nas atividades do projeto professores e alunos do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental.

Ao longo de três anos, o objetivo é atender todos os alunos da escola estendendo as ações educativas que integram as referências culturais do Bumba-meu-boi de Costa de Mão ao cotidiano dos estudantes até o nono ano. O projeto vai acontecer na Unidade de Ensino Básico Honório Odorico Ferreira, localizada em Tajipuru, na zona rural de São Luís.

Fonte: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional