Seguem as negociações sobre questão nuclear iraniana

As negociações entre os ministros das Relações Exteriores sobre a questão nuclear do Irã, que estão acontecendo em Lausana, Suíça, tiveram um intervalo na madrugada desta quarta-feira (1º/4), horário local. Os participantes concordaram em retomar as negociações ainda no mesmo dia, para a discussão de um acordo-quadro entre as partes.

Chanceler iraniano Mohammad Javad Zarif

De acordo com a notícia divulgada pelo Departamento de Estado norte-americano, após as negociações, o presidente dos EUA, Barack Obama, teve uma teleconferência com sua delegação no país europeu. O secretário de Estado, John Kerry, e o ministro de Energia, Ernest Moniz, apresentaram um relatório escrito sobre os avanços da negociação.

O chanceler iraniano, Javad Zarif, deu uma curta entrevista à imprensa. Ele afirmou que foram alcançados alguns progressos na última rodada de negociações. Ele disse esperar completar os acordos nas próximas horas e iniciar a elaboração de documentos relevantes.

Leia mais:
China apresenta propostas para definição sobre programa nuclear do Irã

O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou que todas as partes já chegaram ao um consenso relativo às questões-chave no acordo-quadro.

As negociações são realizadas entre o Irã e o G5+1, grupo formado pelos membros do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha.

Fonte: Rádio China Internacional