Blog da Petrobras rebate Folha de S. Paulo: "pré-sal é produtivo"

O blog da Petrobras Fatos e Dados respondeu a matéria "Mais produtivo, pré-sal exige menos investimento da Petrobras" (versão online), publicada nesta quarta-feira (01), na qual abre questões sobre a produtividade do pré-sal.

Plataforma da Petrobras em Campos

Leia as respostas enviadas pelo Fatos de Dados ao jornal Folha de S. Paulo:

Pergunta: Quantos poços estão operando na bacia de Santos e em quais campos? Qual é a produtividade média deles?

Resposta: Em 26 de fevereiro de 2015, quando foi alcançado o novo recorde de produção na camada pré-sal, 17 poços operaram no Polo Pré-sal da Bacia de Santos, nos campos de Lula e Sapinhoá. Esses poços apresentaram produção média de aproximadamente 25 mil barris por dia.

Pergunta: Quantas plataformas operam no pré-sal de Santos e qual é a previsão de contratação de unidades em 2015 e 2016 (li que uma foi postergada para o próximo ano)?

Resposta: Em fevereiro de 2015, cinco sistemas definitivos operaram no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, sendo três no campo de Lula (FPSO Cidade de Angra dos Reis, FPSO Cidade de Paraty e FPSO Cidade de Mangaratiba) e duas no campo de Sapinhoá (FPSO Cidade São Paulo e FPSO Cidade de Ilhabela). Em março de 2015 entrou em operação o primeiro Sistema de Produção Antecipado no campo de Búzios, através do FPSO Dynamic Producer. Ainda em 2015, teremos o início da operação de mais uma plataforma (FPSO Cidade de Itaguaí) no campo de Lula.

A previsão de contratação de novas unidades de produção está em estudo pela Companhia e será divulgada quando houver a aprovação do Plano de Negócios e Gestão 2015-2019.

Pergunta: Quantas sondas estão previstas? Os problemas da Sete Brasil atrapalham a prospecção nessa área? Há previsão de afretamento de sondas para compensar os atrasos?

Resposta: A previsão de sondas e a consideração de eventuais impactos estão em estudo pela companhia e serão divulgados quando houver a aprovação do Plano de Negócios e Gestão 2015-2019.

Pergunta: Qual é a produção atual e a previsão de produção para o pré-sal da bacia de Santos? Quais campos entraram em produção neste e no próximo ano?

Resposta: Em 26 de fevereiro de 2015 foi alcançado novo recorde de produção na camada Pré-sal com 737 mil barris de petróleo por dia, através de 37 poços. A contribuição do Polo Pré-sal da Bacia de Santos foi de 440 mil bpd, através de 17 poços, nos Campos de Lula e Sapinhoá.

Ainda em 2015 teremos o início da operação de mais uma plataforma (FPSO Cidade de Itaguaí) no campo de Lula. O planejamento dos demais projetos está sendo revisto e será divulgado quando houver a aprovação do Plano de Negócios e Gestão 2015-2019.

Pergunta: É fato, como dizem especialistas, que a maior produtividade pode levar a Petrobras e suas sócias a "economizarem" na compra de equipamentos? Qual é a previsão de investimento neste e no próximo ano para o pré-sal da bacia de Santos?

Resposta: A companhia, junto aos seus parceiros, estuda permanentemente as oportunidades de otimização de seus projetos no Pré-sal. Os poços em produção até o momento nos campos de Lula e Sapinhoá têm apresentado potencial de produção acima do previsto na época da aprovação dos projetos. Este fato pode, a depender do desempenho da recuperação secundária (injeção de água ou gás), fazer com que a perfuração e/ou interligação de alguns poços que compõem a malha de drenagem seja postergada, otimizando os investimentos. A previsão de investimento para os próximos anos está sendo revista e será divulgada quando houver a aprovação do Plano de Negócios e Gestão 2015-2019.

Fonte: Fatos e Dados