Liga Árabe pede que mundo detenha crimes de Israel contra Palestina

A Liga Árabe (LPA) convocou, nesta terça-feira (7), a comunidade internacional a pressionar Israel imediatamente para que detenha o que qualificou como crimes contra o povo palestino.

Reunião da Liga Árabe na cidade do Cairo

Jamais aceitaremos "a política racista e os meios terroristas de Israel", afirma o comunicado da organização regional, emitido em ocasião do 67º aniversário do massacre na aldeia palestina de Deir Yessin perpretado por grupos terroristas israelenses em 1948.

Desde então, a situação dos palestinos piorou quando em 1967 tropas israelenses ocuparam a Faixa de Gaza, bloqueada há mais de oito anos, e a Cisjordânia, onde Telavive construiu colônias, apesar do repúdio unânime da comunidade internacional.

Elementos do grupo terrorista sionista Irgun invadiram em 11 de abril de 1948 a localidade, que tinha um pacto de não agressão com os judeus residentes da área, e mataram a sangue frio pelo menos 150 pessoas, a maioria mulheres, crianças e idosos indefesos.

O comandante da organização secreta sionista, Menahem Begin, chegou a ser primeiro-ministro de Israel, assim como Yitzhak Rabin, outro líder do Irgun.

No último dia 1 de abril, o governo palestino esteve na Corte Penal Internacional para apresentar os expedientes de crimes de guerra cometidos pela potência ocupante, sendo a mais recente a agressão contra Gaza no ano passado, na qual morreram cerca de 2.200 civis, em sua maioria mulheres e crianças.

Fonte: Prensa Latina