PMDB discute ida de Padilha para ministério de articulação política

O vice-presidente da República, Michel Temer, presidente nacional do PMDB, comentou a possibilidade de o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, assumir a articulação política do governo. Temer falou que trata-se de “cogitações” que estão sendo discutidas e confirmou que o ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves “certamente” ocupará um ministério.

O vice-presidente da República, Michel Temer, no exercício da Presidência, conversou nesta segunda-feira (17) com a imprensa e afirmou que o governo esta “tranquilíssimo” com as investigações da Operação Lava Jato.

Temer se reuniu nesta segunda-feira (6) com correligionários para tratar sobre a possível mudança ministerial. Além do próprio Padilha, o encontro contou com a participação do ex-ministro Moreira Franco e do senador Romero Jucá (PMDB-RR), e de Henrique Eduardo Alves, ex-deputado federal.

“O que tem havido são meras cogitações, não há nada concreto. Houve cogitação, mas nenhum convite”, disse Temer, ao sair do gabinete da vice-presidência no Palácio do Planalto.

Atualmente, a Secretaria de Relações Institucionais é ocupada pelo ministro Pepe Vargas (PT). De acordo com Temer, o assunto será objeto de “muitas consultas”. “Tudo depende de muitas e muitíssimas consultas”, declarou.

Relação com o Congresso

A proposta é uma demonstração do governo em garantir o espaço da base aliada para enfrentar os desafios econômicos e conjunturais. Indagado por jornalistas sobre o assunto, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse que a medida não interferiria na relação com o Planalto.

“Cabe a ela [Dilma] escolher seus ministros. Não quero que seja atribuído isso na conta do meu partido. Se é uma escolha dela, tudo bem. Se está na cota do PMDB, aí já não é uma coisa que a gente vai levar em consideração. A gente não quer ter a responsabilidade de colocar que tem que ser alguém do PMDB, para poder melhorar [a relação da base com o governo]”, afirmou Cunha.

O objetivo do governo é fortalecer a articulação entre o governo e o Congresso Nacional e garantir a aprovação das medidas para enfrentar a crise. Ainda nesta terça (7), a presidenta Dilma reúne-se com os líderes no Congresso Nacional e presidentes dos partidos da base aliada do governo.

Do Portal Vermelho, com informações de agências