CE: Municípios avançam nos preparativos para receber salas de cinema

Os municípios cearenses que receberão novas salas de cinema, em uma ação de descentralização e democratização do acesso ao audiovisual viabilizada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), avançam nos preparativos para a construção dos equipamentos culturais.

Serão ao todo 10 municípios, cada um recebendo duas salas de cinema – uma com capacidade para 100 espectadores, outra para 200, gerando novos espaços de exibição, de forma acessível, beneficiando o público do Interior do Ceará.

Cumprindo com o cronograma, o projeto está na fase de apresentação dos terrenos onde serão construídos os cinemas, a serem construídos com 80% de recursos federais e 20% de recursos do Governo do Estado, em articulação promovida pela Secult.

"Estamos fazendo um trabalho conjunto, passo a passo, de forma que todos os municípios envolvidos no projeto possam estar no mesmo estágio de cada uma das etapas previstas no edital, até que todas as salas estejam prontas", explicou o secretário da Cultura do Ceará, Guilherme Sampaio, em recente reunião, na sede da Secult, com prefeitos e secretários de Cultura de oito municípios que receberão as novas salas: Aracati, Canindé, Crateús, Crato, Iguatu, Itapipoca, São Benedito e Tauá. Mais duas cidades cearenses contempladas com o programa serão definidas em breve.

O programa "Cinema Perto de Você", do qual faz parte o projeto "Cinema na Cidade", que com o apoio da Secult inclui os municípios cearenses, é organizado e coordenado pela Ancine, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério da Fazenda.

O programa articula diversos instrumentos federais para a expansão, democratização e descentralização dos serviços de exibição cinematográfica, com foco na inclusão da população com baixa renda e residentes no interior dos estados. O objetivo é que, em quatro anos, sejam implantados 600 novos espaços de exibição em todo o Brasil.

Fonte: Secult