Projeto de Evaldo Lima homenageia educador Edgar Linhares

O vereador Evaldo Lima apresentou projeto de indicação que denomina Professor Edgar Linhares Lima uma Escola de Tempo Integral a ser construída na capital. Segundo o parlamentar do PCdoB, a homenagem ao educador cearense, falecido no último dia 28 de março aos 86 anos, é nada mais do que gesto de gratidão a uma importante figura da Educação no Ceará.

"O mestre Edgar Linhares representa um marco humano na trajetória da nossa Educação. Professor por mais de 60 anos, ele não se conteve com o magistério. Atuou também como verdadeiro entusiasta da educação e cultura. Deixou bases essenciais para políticas públicas educacionais", destaca Evaldo.

Natural de Santa Quitéria, interior do Ceará, o professor iniciou carreira acadêmica em 1948. Lecionou em escolas de Fortaleza e também na Universidade Federal do Ceará. Formou-se nos cursos de Letras Clássicas (UECE), Ciências Jurídicas e Sociais (UFC), Psicologia da Educação (PUC) e Planejamento Educacional (Centro Regional de Pesquisas Educacionais-PE).

O embasamento teórico capacitou Edgar Linhas a buscar meios eficazes de transformar a educação em sua realidade. Foi assessor da Secretaria Geral do Ministério da Educação (1979-1983) e membro do Conselho de Educação do Ceará por quase 30 anos. Linhares também foi um dos idealizadores do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC). Evaldo Lima argumenta que o humanista deixou como principais ensinamentos a luta pela desigualdade e o investimento na boa educação como ferramenta indispensável para o desenvolvimento da sociedade.

"O Professor Edgar, acima de tudo, era de um senso humanístico raro, o que explica a vastidão de seus frutos pedagógicos e o grande hiato que a sua ausência deixará nas discussões em torno dos assuntos educacionais de nosso Estado", ressalta o vereador.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)