Agência do rentismo mantém nota do Brasil

A agência de classificação de risco Fitch manteve a nota de crédito do Brasil em BBB, mas para continuar a chantagem do sistema financeiro, revisou a perspectiva do país de estável para negativa.

Bolsa de nova iorque

A mudança, segundo comunicado da Fitch, divulgado nesta quinta-feira (9), ocorreu em razão do "contínuo fraco desempenho da economia brasileira, o aumento dos desequilíbrios macroeconómicos, a deterioração fiscal e um aumento da dívida pública com pressão sobre o perfil de crédito soberano do país".

A nota de perspectiva negativa é a classificação dada a empresas públicas ou privadas por essas instituições especializadas em capital especulativo, que eles chamam de "análise de crédito". 

Para a Fitch, enquanto o governo iniciou um processo de ajustes para aumentar a credibilidade e a confiança, riscos negativos relacionados com a aplicação e durabilidade persistem, “especialmente no contexto de um ambiente político e económico desafiador”. E acrescenta: “Choques internos e externos adicionais poderiam minar o ritmo e o alcance do processo de ajuste”.

Os "técnicos", entre outras avaliações, levaram em conta o crescimento da economia brasileira de apenas 0,1% em 2014. Segundo a Fitch, o processo de ajuste em curso, se efetivamente implementado, poderia levar a uma retomada da confiança e do crescimento em 2016, mas o crescimento provavelmente permanecerá baixo.

Fonte: Agência Brasil