MCCE: no ranking da corrupção por partido, DEM é o campeão 

 Com base em dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral divulgou um balanço com os partidos com maior número de parlamentares cassados por corrupção desde 2000. O DEM, com 69 cassações, tem o equivalente a 9,02% de todos os políticos cassados no período de apuração, sendo o campeão. Os dados foram computados em 2007 e publicados em 2009.

combate à corrupção

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) — organização da sociedade civil — é integrado por 50 entidades nacionais de diversos segmentos, formando uma rede com movimentos, organizações sociais, organizações religiosas e entidades da sociedade civil.

Foi responsável pela mobilização da sociedade brasileira em favor da aprovação das duas únicas leis de iniciativa popular anticorrupção no Brasil: a Lei 9.840/99  – “Lei da Compra de Votos”, que permite a cassação de registros e diplomas eleitorais pela prática da compra de votos ou do uso eleitoral da máquina administrativa; e a “Lei da Ficha Limpa”, resultado de intensa campanha da qual decorreu a aprovação da lei.

O MCCE Também coordenou a campanha “Corrupção Eleitoral e Saúde Voto não tem preço. Saúde é seu direito!”. Atualmente, o Movimento trabalha com o projeto para a Reforma do Sistema Político Brasileiro — mais uma iniciativa popular.

Veja aqui a íntegra do dossiê.

Fonte: Diap